8 passos para montar um delivery de confeitaria de sucesso

8 passos para montar um delivery de confeitaria de sucesso
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É difícil resistir a doces gostosos, não é mesmo? Quem gosta e tem aptidão para prepará-los pode abrir um delivery de confeitaria. Esse tipo de negócio é uma boa opção de renda para o futuro. Afinal, é um mercado promissor, resistente aos períodos de crise e que vem se renovando com os anos.

Com o dia a dia corrido de muitas pessoas, ter a alternativa de receber um docinho em casa é um grande facilitador. Por isso, como em qualquer outro empreendimento, é necessário fazer um planejamento detalhado, adotando algumas medidas para garantir o sucesso do delivery.

Gostou da ideia e quer saber o passo a passo de como montar um delivery de confeitaria? Então, continue a leitura!

1. Conheça o seu público-alvo

A primeira etapa consiste em conhecer bem o seu público-alvo. Com essa intenção, anote perguntas como:

  • Onde os futuros clientes moram?
  • Qual é a idade deles?
  • O que eles esperam de uma confeitaria?
  • Quanto eles ganham, em média?
  • Com quem eles moram?
  • Eles têm algum tipo de restrição alimentar?
  • Em quais horários eles costumam pedir comida?

Depois disso, faça uma pesquisa para encontrar as respostas dessas questões. Essas informações são importantes você definir os locais e os horários de entrega, além de valores, embalagens para delivery e outras características do seu negócio. Afinal, o serviço oferecido precisa estar alinhado aos perfis das pessoas para atraí-las e deixá-las satisfeitas.

2. Defina o cardápio

O segundo passo é determinar o que você venderá aos seus clientes. Uma boa dica é investir em poucos produtos no começo e ir aumentando gradativamente. Com isso, é possível montar um bom estoque, com todos os equipamentos e ingredientes necessários para a produção dos doces.

É importante oferecer opções variadas, que chamem a atenção da clientela, como:

  • bolos;
  • tortas;
  • pudins;
  • cupcakes;
  • brigadeiro;
  • donuts;
  • trufas;
  • cafés;
  • milkshakes.

Além disso, vale a pena vender doces típicos da sua cidade ou região. Para isso, prepare um cardápio digital, que pode ser montado de acordo com os produtos disponíveis, atualizando sempre que necessário.

3. Planeje os detalhes do serviço de entrega

Após definir o público-alvo e o cardápio, chega o momento de realizar um planejamento detalhado da montagem do seu delivery de confeitaria. Assim, estabeleça quem responderá às mensagens no celular, defina a quantidade de entregadores e considere a opção de usar aplicativos de entrega.

Planeje a criação do cardápio e o valor de investimento, para que o consumidor tenha acesso aos produtos, além dos meios de divulgação. Lembre-se também de delimitar o horário e o valor das entregas.

4. Tenha um local preparado para fazer os doces

Não basta saber como montar um delivery de confeitaria. Afinal, também é importante ter um espaço adequado para a preparação dos doces. Mesmo que você não tenha uma cozinha industrial, saiba que é possível trabalhar no conforto de casa.

Logo, invista em bons equipamentos e utensílios, como freezer, batedeira, liquidificador, sacos de confeitar, espátulas, assadeiras, panelas antiaderentes, fouet etc. Lembre-se também de manter a higiene do local, seguindo todas as normas da vigilância sanitária.

5. Contrate uma equipe e faça o treinamento

A contratação dos colaboradores é outra etapa fundamental para quem deseja montar um delivery de sucesso. Lembre-se de que são eles que preparam os doces e, por essa razão, precisam ter experiência para realizar os processos.

O número de funcionários vai depender do tamanho da sua confeitaria. Quanto mais clientes você tiver, maior será a demanda por mão de obra. Um ajudante indispensável para o seu negócio é o motoboy, que precisa ser cuidadoso ao realizar as entregas.

Após a contratação do seu time, é hora de treiná-los. Não se esqueça de que um mau atendimento pode espantar os consumidores. Portanto, treine os colaboradores para que eles atendam bem, sejam educados e saibam resolver problemas.

6. Invista em boas embalagens

Com a correria da produção e da entrega dos pedidos, os doces podem não chegar do jeito que você pensou, seja pela montagem incorreta, seja pela não conservação em uma temperatura ideal. Para evitar esses problemas, é essencial investir em uma embalagem adequada, considerando o deslocamento.

Adquira pacotes personalizados, com formatos adequados para os doces e que possam ir à geladeira. Outra opção é ter uma embalagem para cada produto produzido em sua confeitaria, como:

  • papel chumbo para enrolar chocolates;
  • formas com tampas de acetato para bolos;
  • caixas para cupcakes.

Para que fique ainda mais atrativo, use adesivos personalizados com a marca da confeitaria, agregando mais charme ao seu delivery.

7. Capriche na divulgação

Não adianta preparar um delivery de confeitaria, ter boas embalagens e planejar o cardápio se ninguém conhece o seu estabelecimento. Com a internet, você pode divulgar seus produtos sem precisar bater de porta em porta. Uma ótima ideia é focar as redes sociais.

Para essa divulgação chegar até a clientela, opte pela área que quer atingir, mas não se limite a isso. O boca a boca também é essencial para que o seu negócio dê certo. Assim, distribua panfletos nas ruas e espere a avaliação dos clientes.

Também é importante investir em anúncios pagos, já que o alcance orgânico está cada vez menor nas plataformas por causa de mudanças nos algoritmos. Ao ter fotografias, portfólio com vídeos e textos de qualidade, saiba que as chances de retorno são muito maiores.

8. Faça a gestão de estoque

A gestão de estoque é caracterizada pela capacidade de sua confeitaria organizar e controlar a quantidade dos ingredientes. Ela não se limita às saídas e entradas de mercadorias: engloba todo o montante que o negócio disponibiliza para se manter firme no mercado.

Logo, para evitar a falta de embalagens ou itens do cardápio, faça uma boa gestão de estoque. Com isso, você sempre poderá atender aos pedidos dos clientes, sem se preocupar com a falta de produtos.

Agora que você já sabe como montar um delivery de confeitaria de sucesso, lembre-se de que é fundamental oferecer o melhor em qualidade para os clientes. Por isso, procure uma empresa reconhecida no mercado na hora de comprar os materiais e os ingredientes necessários para preparar os doces.

Na Nova Safra, trabalhamos com produtos de qualidade e com preço justo para o seu delivery. Então, que tal firmar essa parceria conosco? Acesse o nosso site e saiba mais!

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