Cozinhas e Pano de chão: uma combinação nada perfeita

4 minutos para ler

Padarias, lanchonetes, restaurantes e confeitarias não devem se preocupar apenas com a apresentação e sabor dos alimentos que servem. É necessário também se adequar às normas de higiene na hora de preparar os produtos, e isso envolve o adequado manuseio dos ingredientes, condições de conservação dos alimentos e também a limpeza do espaço.

É preciso que os ambientes estejam devidamente higienizados e é indispensável redobrar os cuidados em áreas como a cozinha. Existem, inclusive, algumas normas para a limpeza dessa área do seu estabelecimento. Continue lendo o nosso artigo e descubra porque o famoso pano de chão passou de mocinho a vilão da limpeza de cozinhas industriais. Vem com a gente!

O papel do pano na limpeza

Ambientes limpos e com o cheiro agradável são importantes não só nas residências, como também nos estabelecimentos comerciais. Para garantir a higiene dos espaços, é fundamental usar produtos de limpeza, mão de obra, além de utensílios como vassouras e panos. Por falar em panos, os famosos panos de chão, do tempo da tataravó, cumpriram durante muito tempo o papel de limpar e secar ambientes. Baratos, práticos e funcionais, eles sempre figuraram dentre as principais opções na hora da limpeza. Porém, a história está mudando e a Anvisa ligou o sinal de alerta em relação à utilização desse tipo de pano em cozinhas industriais.

O que a ANVISA determina?

A Anvisa proibiu recentemente o uso de panos de chão em cozinhas industriais, sugerindo a substituição pelos rolos perfex. Além disso, todo e qualquer estabelecimento que prepara e fornece alimentos prontos em grande escala deve se atentar à desinfecção do ambiente e dos objetos utilizados no espaço. A Agência destaca ainda que baldes, vassouras e panos devem ser lavados fora da área de preparo dos alimentos.

Quais os perigos de usar pano de chão?

Além do pano de chão não limpar o ambiente, ele ainda espalha a sujeira pela cozinha. Com isso, o acessório acaba acumulando e juntando bactérias contaminantes. Segundo a Anvisa e vários especialistas, esses panos são grandes focos de contaminação, mesmo que sejam usados, lavados e desinfetados pré e pós uso.

E agora, como limpar o piso da sua cozinha industrial?

A recomendação da Anvisa é que você, como dono de estabelecimento ligado à alimentação, aposente os panos de chão. O ideal é substituí-los por panos descartáveis e rolo perfex. Além disso, ambientes profissionais requerem produtos profissionais de limpeza. Soluções domésticas não costumam funcionar nesse tipo de espaço! Quando se utiliza produtos específicos, o êxito, o rendimento e a economia são maiores.

Dicas extras para manter a higiene da sua cozinha

  • Sempre seque os ambientes, pois a umidade pode contribuir para a proliferação de micróbios, germes e bactérias.

  • Mantenha as lixeiras da cozinha bem fechadas para não atrair insetos.

  • Não misture panos de prato com itens de limpeza.

  • Instrua os seus funcionários para que todos lavem as mãos após fazer a limpeza do chão.

  • Para limpar bancadas, use papel toalha ou perfex.

  • Prefira produtos de limpeza com cheiros neutros.

E aí, você ainda usa panos de chão para fazer a limpeza da sua cozinha? Concorda com a recomendação da Anvisa? Já se adequou às normas de higiene? Na Nova Safra você encontra uma linha completa de Perfex! Clique Aqui e confira! Compartilhe suas opiniões e experiências conosco através dos comentários. Até a próxima e continue de olho no nosso blog!

Você também pode gostar

Deixe um comentário