Como os restaurantes devem se preparar para o dia dos pais?

Design sem nome 12
4 minutos para ler

No domingo do dia dos pais, os restaurantes grandes e pequenos devem se preparar para um maior número de procura por mesas e atendimento, especialmente na hora do almoço. E então, como fazer para atender bem a clientela neste período? Confira algumas dicas a seguir.

Garantir a pontualidade e presença de seus funcionários

Para que um restaurante funcione bem em datas festivas e com muita procura, é preciso garantir que seu quadro de funcionários esteja completo para evitar sobrecarga de funções e, por consequência, atrasos no serviço. Prepare os funcionários escalados para trabalhar neste dia para que cheguem no horário e deixe uma equipe de sobreaviso para comparecer ao trabalho caso aconteça algum imprevisto com quem você estava contando. Desta maneira você não será pego de surpresa com imprevistos no seu quadro de colaboradores.

Funcionários preparados

Além de garantir que sua equipe esteja completa para este dia de trabalho, certifique-se de que você tenha seus melhores e mais confiáveis funcionários em atividade neste dia. Para um volume grande de pessoas, o restaurante deve contar com uma equipe treinada e preparada para lidar com a clientela exigente e com a demanda aumentada.

Cardápio especial e promoções

Em datas festivas é sempre interessante oferecer algum diferencial, saindo da rotina do cardápio do dia a dia. Se você tem uma equipe que tem facilidade em criar pratos (e também tem facilidade em manter seu estoque de ingredientes diferenciados), ousar em uma nova opção de refeição neste dia pode ser uma maneira de agradar a clientela fiel da sua casa. Oferecer descontos para o prato escolhido pelo pai, ou para famílias em grande número também agradam e atraem novos clientes. Outra boa opção de inovação é criar um menu degustação exclusivo para esta data, oferecendo um pouquinho de cada sabor da casa para seus clientes.

Decoração

A decoração do restaurante em datas festivas merece atenção, e no dia dos pais este cuidado deve ser redobrado. Garanta o salão sempre limpo, uniformes impecáveis de funcionários, mesas organizadas e manutenção do bem-estar do local. Flores ou velas no centro das mesas também é uma boa opção. Outra ideia interessante é decorar as mesas com times de futebol!

Outras refeições

Alguns restaurantes podem optar lucrar com outras refeições no dia dos pais, e não somente os almoços. Oferecer cardápios para um café da manhã especial, um brunch ou um jantar pode chamar a atenção dos clientes que não vão ter o horário do almoço disponível para se encontrar com a sua família. Se seu restaurante funciona durante todo o dia no domingo, estas podem ser oportunidades para aumentar as vendas também.

Garantir satisfação desde a fila

O dia dos pais também é sinônimo de enormes filas nos restaurantes, especialmente em horário de almoço, por isto, a satisfação do cliente deve ser garantida desde sua chegada ao local. Tenha gerentes educados e atenciosos e, se possível, ofereça pequenos mimos que consigam manter seus clientes na fila, e que não migrem para outros locais. Bebidas e beliscos de cortesia, local confortável para sentar, ou entretenimento (como música ao vivo ou ambiente na área de espera) podem ser boas opções.

As dicas acima são só algumas das opções para que seu restaurante se prepare para receber bem os clientes no dia dos pais. Lembre-se de que, o que for realizado de diferente neste ano, serve sempre como aprendizado para o ano seguinte. Boa sorte e sucesso!

Você também pode gostar

Deixe um comentário