Cake Boss: os segredos do confeiteiro da TV

4 minutos para ler

Quem acompanha o universo gastronômico pela televisão com certeza já ouviu falar do reality show Cake Boss. O programa se passa na confeitaria Carlo’s Bakery, em New Jersey (EUA), e retrata a rotina de um dos confeiteiros mais irreverentes da TV paga: Buddy Valastro. De sua cozinha saem bolos nos formatos mais inusitados, como uma máquina de lavar (com direito a bolhas de sabão) e até um vaso sanitário!

A inventividade é marca registrada de Buddy e seus familiares, mas é claro que a qualidade de seus serviços também colaborou para o sucesso. Se você deseja ser um excelente mestre confeiteiro, confira algumas dicas do próprio Cake Boss para aperfeiçoar suas técnicas!

Dedique-se ao preparo do bolo

Antes de colocar o bolo para assar, cheque a temperatura do forno com um termômetro. Muitas vezes a temperatura indicada no botão difere do calor no interior do forno, e isso pode atrapalhar o crescimento ou o cozimento da massa. Depois de assado, espere que o bolo esfrie por completo. Caso contrário, ele pode rachar na hora de fatiar ou até mesmo derreter a cobertura.

Na hora de cortar camadas para o recheio, utilize um prato giratório para facilitar o corte e segure a faca (de preferência serrilhada) com firmeza. Para rechear, use sacos de confeiteiro para que seja mais fácil manipular recheios muito cremosos. Coloque o recheio fazendo círculos de fora para dentro, girando o prato lentamente. Coloque uma camada de bolo por cima e pressione levemente para firmar.

Faça bom uso da pasta americana

Quando se fala em decoração de bolos no Brasil logo vem à mente a pasta americana. Trata-se de uma cobertura maleável à base de açúcar muito parecida com o fondant utilizado na Carlo’s Bakery. Se comparada ao glacê, a pasta americana é muito mais versátil e é a favorita dos confeiteiros iniciantes. Pode ser tingida, moldada e cortada das mais diferentes formas com facilidade e é a escolha certa na hora de preparar o pedido de clientes que desejam um design mais arrojado.

Antes de manusear a pasta americana, polvilhe um pouco de açúcar de confeiteiro na bancada e nas mãos para evitar aderências. Para abrir com mais facilidade, ela deve ser amassada por aproximadamente um minuto. Acerte a superfície do bolo já com a pasta aplicada com a ajuda de um alisador para evitar imperfeições. Caso ocorra alguma rachadura, finalize com um pedaço da própria cobertura.

Decore como um Cake Boss

Quando o assunto é decoração, o prato giratório é seu melhor amigo. Ele faz com que os movimentos sejam mais precisos e uniformes. Segure o saco de confeiteiro em um ângulo próximo a 45 graus e comece pela borda inferior, no limite entre o prato e a base do bolo. Se for usar glacê, prefira aplicá-lo com movimentos curtos, de frente para trás, pressionando lentamente o saco de confeiteiro.

Para fazer flores, conte com um saco de confeiteiro e um bico específico para isso. Faça pequenos cones, um em cima do outro (pelo menos três para que a flor tenha uma boa altura). Com o bico de confeitar inclinado, aplique pequenos movimentos de meia lua à base e vá aumentando gradualmente o tamanho das pétalas. Coloque as flores no bolo com a ajuda de uma espátula e faça as folhas utilizando um saco de confeiteiro menor.

É claro que essas dicas são apenas um empurrãozinho para você se tornar um Cake Boss. O maior segredo de Buddy Valastro, e que ele não hesita em compartilhar, é que a prática leva à perfeição. Portanto, se a confeitaria é algo que você almeja, dedique-se por inteiro a ela.

Não tenha medo de ousar na decoração e testar novas receitas! Se precisar de inspiração, a internet é um bom lugar para conferir o trabalho de diversos cake designers profissionais. Agora é mão na massa!

Banners Nova Safra 03
Você também pode gostar

Deixe um comentário