6 Utensílios Indispensáveis na Cozinha dos Consagrados Confeiteiros

4 minutos para ler

Confeiteiros consagrados de todo o mundo utilizam os mesmos equipamentos e acessórios no dia a dia e, apesar da arte de confeitar ser quase uma alquimia, os utensílios utilizados são simples, acessíveis e muitas vezes baratos. Quer conhecer os principais acessórios que os grandes confeiteiros utilizam para fazer criações incríveis? Então continue lendo o nosso artigo!

Bicos de confeitar

Todo bom confeiteiro precisa ter um conjunto completo de bicos de confeitar. Quanto mais variados forem os bicos, mais o profissional poderá viajar em sua imaginação fazendo bolos, tortas e doces maravilhosos. O ideal é que os bicos sejam de inox, pois além de apresentarem alta durabilidade, o manuseio deles é mais fácil e o acabamento é melhor do que o acabamento proporcionado pelos bicos de plástico. Vale destacar que os principais modelos de bico são o bico pitanga, bico para babados, bico para cestos, bico flor, bico perlê e bico pétala.

Sacos de confeitar

Que confeiteiro que se preza não possui sacos de confeitar? Há os que preferem improvisar nesse sentido, mas não é uma ideia muito prática nem eficiente substituir os sacos específicos por sacolinhas plásticas, embornais de tecido, pápel manteiga, ou cones de papel. Cumpre ressaltar que os tradicionais sacos de confeitar são também chamados de mangas e podem ser encontrados em diferentes materiais, alguns descartáveis e outros laváveis.

Espátula

Outro acessório que não pode faltar na vida dos confeiteiros é a espátula. Elas servem para alisar a cobertura de bolos e tortas, mas também podem ser úteis para misturar ganaches e retirar sobras de cremes nas panelas e recipientes. As espátulas podem ser de inox, plástico e até mesmo silicone. Os tamanhos e acabamentos são variados, mas a espátula de fio liso é, sem dúvida nenhuma, uma das mais populares entre os confeiteiros consagrados.

Assadeiras, tabuleiros e formas

Esses utensílios são básicos para os confeiteiros e é preciso ter uma boa quantidade e variedade de tabuleiros, assadeiras e formas para produzir as encomendas cotidianas. Hoje em dia existem objetos próprios para assar pão de ló, cupcake, bolo inglês e tortas. Inclusive, todo confeiteiro precisa ter formas desmontáveis para fazer as famosas tortas de vitrine.

Bailarina Giratória

A bailarina giratória é o utensílio ideal para que o confeiteiro dê um acabamento perfeito às suas receitas. Além de agilizar o processo, ela facilita a cobertura de tortas, bolos e sobremesas, deixando o visual muito mais bonito.

Cortadores

Os cortadores são indispensáveis para os confeiteiros produzirem enfeites para tortas, bolos, doces e cupcakes. Eles servem para cortar massas de biscoito e também para confeccionar detalhes em pasta americana. Atualmente, no mercado existem cortadores em formato de flor, borboleta, estrela, coração e muito mais.

Raspadores

Nada de raspar o chocolate usando faca ou raladores. Além de dar muito trabalho, o resultado não é bacana. Os confeiteiros de sucesso usam raspadores específicos para essa finalidade. Vale salientar que os raspadores servem para fazer raspas perfeitas para bolos floresta negra, bem como, auxiliam na temperagem do chocolate nas pedras de mármore.

E aí, gostou de conhecer os principais acessórios e utensílios utilizados pelos grandes confeiteiros? Quais deles você usa no seu dia a dia? Compartilhe suas opiniões e experiências conosco através dos comentários!

Na Nova Safra você encontra diversos acessórios para fabricação de suas delícias  na confeitaria! Clique aqui e veja mais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário