6 cuidados que você deve ter no preparo de receitas com frutas

4 minutos para ler

Frutas são essenciais na nossa alimentação. Além de ser alimentos ricos nos mais diversos tipos de vitaminas e minerais da nossa dieta diária, são também boa fonte de carboidratos e fibras alimentares. Muito mais do que nutricionalmente poderosas, as frutas são deliciosas, e frequentemente são consumidas de maneira isolada ou adicionada em vários tipos de receitas. Como qualquer alimento, existem alguns cuidados que devem ser tomados quando utilizamos as frutas para preparar receitas, você quer saber quais são eles?

Higienização correta

A higienização é o primeiro passo para se consumir qualquer tipo de alimento. Com as frutas todo o cuidado é pouco, porque a higienização incorreta pode prejudicar não somente o sabor do alimento, como agravar a perda de nutrientes e contaminar ainda mais o produto. A lavagem em água corrente é essencial mas pode não ser suficiente para descontaminar grande parte das frutas que são consumidas com casca. Por este motivo, alguns especialistas recomendam a imersão destes produtos em uma mistura de água com 1 colher se sopa de água sanitária por 15 minutos. Depois passe novamente em água corrente para consumir.

Manipular na hora de utilizar

A grande parte das frutas é rica em vitaminas hidrossolúveis, que se perdem facilmente no contato com água ou com o ar. Por isso, os médicos e nutricionistas recomendam que estes alimentos só devem ser manipulados quando forem imediatamente utilizados ou consumidos. Desta maneira é possível reduzir a perda de algumas vitaminas, como a vitamina C, que são extremamente voláteis, aumentando a sua concentração no produto que será ingerido.

Validade das frutas

O que está estragado para comer isoladamente também está estragado para usar na receita. Siga esta regra para saber se pode aproveitar frutas que estão velhas ou vencidas em receitas de sucos ou doces. A mistura com outros ingredientes não vai retirar o sabor comprometido e a falta de qualidade nutricional de alimentos que já estão na hora de jogar fora.

Atente-se a polpas e conservas

Muito cuidado ao utilizar polpas de frutas e conservas, já que o sabor e a qualidade delas será transferido para a receita que utilizará estes produtos. Valorize marcas conhecidas e de qualidade, que não correm o risco de ter sido feitas com frutas estragadas ou de sabor comprometido. Além disto esteja sempre atento a validade do produto que você adquiriu e se ele está com consistência, cheiro e sabor adequado. Caso encontre alguma alteração nestes quesitos não hesite em trocar ou retornar o produto para não comprometer sua receita.

Sempre que possível, utilize a casca

A maior parte dos minerais e fibras de uma fruta ficam localizadas na casca destes alimentos. Os minerais se concentram mais nesta parte porque é a casca que tem contato direto com o solo ou com os troncos de árvores que dão frutas e as fibras que são o aspecto mais endurecido desta região, funcionando também como protetor da polpa destes alimentos. Utilizar cascas na receita, quando possível, aumenta o valor nutricional de seu prato ou suco. Para fazer isto com segurança, não se esqueça de higienizar bem o pedaço que será utilizado.

Evite o uso de realçadores de sabor ou bicarbonato

Muitas pessoas utilizam bicarbonato de sódio na mistura para higienizar frutas e vegetais. Este uso é desencorajado por especialistas de ciência dos alimentos e nutrição porque o bicarbonato pode reduzir a concentração de algumas vitaminas e minerais por produzir reações químicas com eles. O mesmo acontece com realçadores de sabor e outros aditivos químicos utilizados em receitas, que podem comprometer o valor nutricional de seu prato. Sempre que possível valorize a produção mais natural possível da sua receita.

Com estes pequenos cuidados, ao utilizar frutas nas receitas, você conseguirá desenvolver um prato sem risco de contaminação, com sabor adequado e valor nutricional valorizado, agradando não somente o seu paladar como também a sua saúde. Não deixe de compartilhar nos comentários suas dúvidas e experiências ao utilizar frutas em receitas!

Você também pode gostar

Deixe um comentário