3 dicas para escolher um bom leite condensado

3 minutos para ler

Escolher os ingredientes adequados para cada receita é muito importante, já que eles afetam todo o sabor do prato, então, uma escolha errada pode resultar em catástrofe. O leite condensado é um produto utilizado para muitas receitas, desde chocolates, coberturas, caldas e recheios de diversos tipos. No entanto, existem vários tipos disponíveis no mercado, já que cada marca utiliza uma receita diferente em seus produtos, e ela muda conforme os ingredientes que a compõem.

O leite condensado é um produto obtido com a evaporação de cerca de 60% da água do leite, em que se acrescenta o açúcar e se obtém um produto mais grosso e doce. Ele foi criado com o intuito de reduzir o volume e aumentar a validade do produto durante o século XIX, período de guerra, para que os soldados pudessem consumi-lo. Depois a indústria começou a fabricá-lo e ele passou a ser um ingrediente importante para várias receitas.

Agora que você já conhece um pouco sobre esse tão amado produto, separamos três dicas para que você possa saber como escolher leite condensado para suas receitas. Confira!

1. Atenção ao rótulo

Entre os tipos de leite condensado existentes estão os que são feitos com leite em pó, com leite integral, sem lactose, diet, com leite pasteurizado e vários outros. Obviamente, alterar os ingredientes principais afetará o produto, portanto, observe bem o rótulo antes de fazer a compra.

Normalmente o leite condensado fabricado com leite em pó tem uma coloração mais clara e mais adocicada, enquanto o fabricado com leite integral tem uma cor mais caramelizada. O leite condensado diet é indicado para receitas que precisam ter uma baixa quantidade de açúcar.

Já o leite condensado sem lactose é ideal para o preparo de receitas que serão servidas às pessoas com intolerância a essa substância.

2. Analise a marca

Há quem diga que todo leite condensado é igual, no entanto, esse é um grande engano. Além dos tipos diferentes que citamos anteriormente, existe também a diferença entre os cristais de açúcar de cada marca. Também conhecidos como lactose, esses cristais surgem durante o resfriamento do produto, depois da etapa de concentração do leite por evaporação.

Esses cristais não podem ultrapassar 10 μm para que o leite condensado possa ser considerado de qualidade. No entanto, algumas marcas superam 30 μm, o que resulta em um produto arenoso e que acaba cristalizando algumas receitas, como o brigadeiro, por exemplo.

3. Cuidado com o armazenamento

Além de saber como escolher leite condensado de uma boa marca, é imprescindível que você saiba como o estabelecimento armazena seus produtos. Isso porque, apesar do leite condensado ter uma validade mais longa, ele ainda é um produto muito frágil, principalmente vulnerável ao calor, que pode “cozinhar” o produto e estragá-lo.

Sendo assim, é importante comprar de uma empresa confiável, que armazene bem os produtos, de forma que eles cheguem até você com a qualidade esperada.

Vale lembrar que é o contato com o oxigênio que acaba cristalizando o leite condensado, portanto, deixar a receita que for preparada bem embalada pode evitar a cristalização. Na geladeira a umidade também pode evitar a cristalização, mas é preciso que o recipiente esteja bem isolado, pois a baixa umidade interna pode ressecar o doce que for preparado.

Então, já sabe como escolher leite condensado? Tem mais alguma dica? Conte para a gente nos comentários!

NovaSafra banner33
Você também pode gostar

Deixe um comentário