Você já conhece as padarias Artesãs?

8
4 minutos para ler

Um negócio que já se estabilizou em vários bairros de São Paulo e que chega com força total ao Rio de Janeiro, prometendo ser uma das grandes tendências gastronômicas do momento, são as chamadas padarias gourmet ou artesan. Esse novo tipo de estabelecimento oferece serviços diferenciados e já começou a movimentar o mercado de panificação. Você conhece o que são as padarias gourmet?

Um novo conceito para o pão

Uma padaria gourmet, na verdade, é um novo conceito gastronômico aplicado à panificação e aos outros produtos típicos de padaria. Em geral, os pães desse tipo de estabelecimento apresentam um aspecto mais rústico, porque o foco do negócio é a preparação artesanal do alimento, utilizando ingredientes básicos, como a farinha, a água e o sal.

Um novo conceito de preparação

A fermentação da massa não é motivada pelo uso de elementos químicos, como acontece na maioria das padarias comuns, mas provocado por leveduras diversas. Esse processo natural exige muito mais tempo de elaboração, mas o resultado do produto é bastante superior, no que diz respeito ao seu sabor, textura e prolongamento do cheiro. Além dessa qualidade, diz-se que a fermentação natural auxilia o organismo de quem se delicia com esses pãezinhos a aproveitar muito mais nutrientes, sem deixar a sensação de peso no estômago.

Para dar a diferenciação e um toque especial em algumas receitas, não é incomum que várias matérias-primas sejam importadas. Muitas redes e unidades de padarias artesanais empregam farinhas integrais orgânicas, cereais, ervas e frutas que vêm de outros países, especialmente para serem usados em receitas singulares e muito apetitosas.

Um novo conceito para o ambiente e o atendimento

Além de agradáveis ao paladar, os produtos são fabricados também para agradar ao olhar. São muitas especialidades em formatos e cores diferentes, como bolos, muffins, brownies, doces e salgados, croissants, sanduíches, tartines, cada qual com seu conjunto de acompanhamentos que antes eram incomuns nas padarias, como atum, salmão, filé de frango, legumes e vegetais diversos, molhos especiais.

E, se existem produtos tão gostosos e aromáticos, por que não incentivar uma nova maneira de degustá-los? Apostando também no conforto dos clientes, as novas padarias investem na acomodação dos clientes em seus próprios espaços internos, com mesas e assentos em geral mais bonitos, feitos de madeira e com visual mais arrojado do que os bancos e cadeiras de metal ou plástico, muito usados em bar, e que de vez em quando estão presentes nas padarias convencionais mais amplas. Isso sem falar que muitas padarias gourmet oferecem seu serviço diferenciado, permanecendo abertas até as 22 horas, ou até por 24 horas!

Um novo conceito de infraestrutura e mão de obra

O novo tipo de negócio, além de uma infraestrutura diversa da padaria comum, exige também mão de obra especializada. Os funcionários precisam entender os processos, o maquinário e as técnicas de fermentação natural, de preparação de receitas características, além de trabalhar para a conservação da alta qualidade dos ingredientes usados.

Com tantos tipos diferentes de produtos, atendimento diferenciado e qualidade de matéria-prima, já é possível dizer que a padaria em breve não será mais como antigamente, onde a gente ia para comprar um simples pãozinho francês e tomar um pingado, não é mesmo? A novidade não está apenas no pão, mas em toda a atividade operacional e laboral por trás do produto.

Existe alguma padaria gourmet perto da sua casa? Você já visitou alguma dessas? Conte para a gente o que achou!

Você também pode gostar

Deixe um comentário