Guia para ganhar dinheiro nesta Páscoa

5
5 minutos para ler

Todos querem fazer parte de uma história de talento e perseverança, não é? Se você deseja aumentar sua renda ou fazer seu nome no ramo de chocolates, a Páscoa é uma ótima oportunidade!

A característica número 1 do sucesso é a organização. É preciso assumir riscos e dedicar-se muito ao negócio, pois a concorrência é grande e você precisa se destacar. Segundo o Sebrae, a maioria dos negócios começa com o desejo de aumentar o orçamento doméstico, mas muitos continuam ao longo do ano focando em produtos  como trufas e barras que são vendidos de porta em porta, em comércios no bairro ou até mesmo em loja própria.

Se você sonha alto e tem vontade de trabalhar com a arte dos ovos de chocolate, receita na mão e atenção a estas dicas para aumentar as chances de sucesso do seu negócio.

Como anda sua infraestrutura?

Antes de começar, analise sua área de trabalho: sua geladeira comporta quantas formas de ovos de uma só vez? Você tem área de bancada suficiente para trabalhar em série? Sua região é muito quente e vale a pena investir em um climatizador para manter a temperatura do chocolate? Onde os ovos prontos serão embalados e armazenados? Se você vai receber seus clientes na sua casa, eles podem visitar sua cozinha? Você conhece o prazo de validade dos seus produtos? É importante verificar tudo isso para não correr riscos de ficar perdido na hora da pressão.

Divulgue seu trabalho

Faça os clientes conhecerem o que você faz. Distribua panfletos com tabelas de preços de seus principais produtos e ilustre com fotos bonitas e reais (embalagens bem-feitas atraem compradores!) para conhecidos e vizinhos. Também vale pedir para parentes e amigos ajudarem na divulgação. Deixe um número de telefone à disposição e atenda sempre.

Faça da internet sua aliada

Hoje em dia as redes sociais são uma forma muito boa de divulgar seus produtos. Que tal criar uma página com fotos e valores dos seus ovos e convidar seus amigos para curtir? Mas não deixe seus clientes sem resposta por muito tempo: vale chamar seu filho adolescente para dar uma força nessa tarefa!

Planeje seu tempo

Procure calcular quanto tempo você demora para produzir determinada quantidade de ovos até deixá-los prontos para a venda. Teste as matérias primas com antecedência, isso evita que você tenha que virar noites trabalhando, ter que fazer compras de última hora ou até atrasar encomendas. Vale a pena ter prontos alguns recheios de maior saída, mas fique de olho na validade. Não aceite encomendas que não poderá cumprir, seja honesto ao definir os prazos de entrega.

Ofereça um diferencial

Por que um cliente vai preferir comprar o seu ovo se no supermercado há tantas opções? Já pensou nisso? O preço não é o único atrativo! Um bom atendimento, embalagens atraentes, entrega no prazo, matérias primas de qualidade, sabores diferenciados e variedade costumam seduzir os clientes. Produtos artesanais precisam ter a marca do carinho de quem fez à mão.

Toda ajuda é bem-vinda

Trabalhar com chocolates envolve prática e habilidade, mas você pode convocar a família para tarefas simples como produzir as embalagens, cuidar da lista de encomendas, fazer propaganda ou ir derretendo os chocolates !

Busque bons fornecedores

A qualidade dos ingredientes é fundamental para produzir bons chocolates. Por isso, procure fornecedores que trabalhem com matérias-primas de confiança, faça testes de textura, sabor e consistência com antecedência, para não ter susto na hora da correria. Nessa hora dê preferência às empresas que trabalham com entregas rápidas e onde você pode encontrar todos os produtos em um só lugar.

Aposte em embalagens atrativas

Beleza é fundamental! Já ouviu falar que primeiro se come com os olhos? Por isso invista em embalagens bonitas e que demonstrem profissionalismo. Artesanal não significa pouco profissional, não é? Entregue seus ovos embalados com capricho, ofereça opções de cestas de produtos variados como bombons, trufas e coelhos. É sucesso garantido!

Você sabe cobrar pelos seus produtos?

Muitos empreendedores acabam perdendo dinheiro por não saber cobrar pela produção. A forma mais simples de calcular os gastos é saber quantos ovos você produz por dia e colocar na ponta do lápis uma média do valor mensal gasto pela eletricidade, gás e água na produção dos ovos e depois somar a outros itens como gasolina, salário dos auxiliares (se houver), embalagens, formas, outros materiais como espátulas e tigelas e, por fim, o preço dos ingredientes e utensílios. Conhecendo o valor gasto em 1 ovo, você pode adicionar uma margem de lucro e vender por um preço justo.

Você já está pronto para colocar as mãos na massa e ganhar dinheiro na Páscoa com ovos de chocolate? Então aproveite nossas dicas e mãos à obra!

Você também pode gostar

Um comentário em “Guia para ganhar dinheiro nesta Páscoa

Deixe um comentário