3 tipos de corante de chocolate para utilizar nas suas receitas

3 minutos para ler

Quando vamos em uma confeitaria ou em festas de aniversário, os doces coloridos chamam bastante atenção. Na maior parte das vezes, isso ocorre por causa do uso do corante de chocolate, que não afeta o sabor das preparações, mas ajuda a deixar as decorações mais atraentes e bonitas.

Isso porque, no mundo dos doces, além do sabor, também são levadas em conta a beleza e a aparência das sobremesas. Mas você sabia que existem vários tipos de corantes disponíveis no mercado para dar aquele tom especial em suas preparações?

Neste post, mostraremos os principais tipos de corante de chocolate. Confira!

Quais são as cores obtidas com o corante de chocolate?

Uma dúvida entre os confeiteiros é saber quais cores serão obtidas com o uso do corante. Em alguns casos, é necessário combinar diversos tipos para chegar a uma coloração desejada ou mais específica. Alguns exemplos de combinações que você pode conseguir ao misturar as cores são:

  • café com leite: combine o corante marrom com o amarelo;
  • bordeaux: tente combinar bastante corante vermelho com um pouco do preto;
  • azul-marinho: combine muito corante azul com uma quantidade moderada de vermelho;
  • ferrugem: combine bastante laranja com um pouco de vermelho;
  • verde-escuro: use corante amarelo e verde em quantidades médias.

O ideal, nesse caso, é abusar da criatividade e usar a dosagem certa de corante para criar várias cores para o seu chocolate.

Quais são os principais tipos de corante de chocolate?

De modo geral, existem três tipos de corante de chocolate, que são específicos para esse tipo de produto. Quer conhecer mais? Então, veja a seguir!

1. Corante em pó

O corante em pó é a opção mais usada, pois altera a cor do chocolate, mas não muda a textura nem o sabor da mistura. Ele é ideal para trabalhos minuciosos, como em pinturas no chocolate. Pode ser usado tanto seco quanto molhado, mas, no último caso, precisa ser diluído em ingredientes como as essências.

2. Corante líquido

Essa também é outra opção para quem deseja fazer um trabalho de pintura no chocolate. De modo geral, existem dois tipos de corantes líquidos: à base de óleo e de água. No primeiro, o óleo se incorpora ao chocolate, promovendo uma massa mais cremosa.

Já o segundo não é ideal para ser usado, pois endurece o doce e prejudica no momento de trabalhar com ele. Além disso, o corante líquido pode ser utilizado na pasta americana, glacês e coberturas.

3. Corante em spray

Esse tipo de corante de chocolate é muito prático, pois já vem pronto para ser usado, e você não precisa misturá-lo para ativar a sua cor. Ele é excelente para o acabamento do doce, resultando em preparos mais iluminados e brilhantes. Mas aqui vai uma dica: tome cuidado para não concentrar o spray em algumas partes, o que acaba prejudicando o acabamento.

Agora que você já conhece os principais tipos de corante de chocolate, lembre-se de que essa é uma excelente opção para dar um aspecto mais bonito aos seus doces. No momento de adquirir esses produtos, opte por uma empresa de qualidade e reconhecida no mercado, como a Nova Safra!

Gostou deste post e quer adquirir corantes de qualidade para a preparação de suas receitas? Então, acesse o nosso site!

Você também pode gostar

Deixe um comentário