Fique por dentro das últimas tendências em panetones

5 minutos para ler

Basta os panetones começarem a aparecer nos supermercados em meados de novembro e alguém já diz: “mas já?”. Mas, a verdade é que o mercado tem inovado a cada ano e se, antes os consumidores tinham que se satisfazer apenas com o tradicional panetone com frutas cristalizadas ou sua versão com gotas de chocolate, hoje em dia existem variedades para todos os gostos.

E, com tantas opções disponíveis, o consumo de panetones, chocotones e similares aumenta cada vez mais. Se você quer aproveitar essa época do ano para aumentar suas vendas e lucrar com produtos natalinos, confira as tendências na área para o Natal de 2023.

Panetone de colher

imagem_10706 (1)

Com uma quantidade grande de recheio, os panetones de colher sempre fazem sucesso entre os amantes de doces. Na versão individual, eles podem ganhar uma casquinha de chocolate ou serem colocados dentro de xícaras ou canecas para facilitar o consumo.

O recheio cremoso pode incluir doce de leite, creme de avelã, brigadeiro e até beijinho.

Naked panetone

cnt0000100

O naked panetone buscou inspiração no naked cake, o bolo com recheio em camadas e sem cobertura que tem feito sucesso nas festas e eventos este ano. De fácil preparo, o naked panetone consiste em fatias de panetone, cortadas horizontalmente, intercaladas com um recheio especial, que pode variar do simples creme de confeiteiro ao trufado, passando por doce de leite, brigadeiro, creme de avelã e até mousses de frutas, como maracujá e morango.

Após a montagem, o panetone é salpicado com açúcar de confeiteiro e decorado com morangos, cerejas ou nozes. Para variar na apresentação, as fatias do panetone podem ser cortadas com moldes especiais em formatos de estrelas ou com outros desenhos.

Panetone salgado

Untitled-2 copy

Apesar de ser uma receita tradicionalmente doce, os panetones salgados costumam fazer sucesso com o público e as variações de recheios permitem incrementar as vendas sem grandes dificuldades.

A massa básica do panetone não sofre alterações, mas as frutas cristalizadas são substituídas por frango desfiado, calabresa, presunto e queijo, tomate seco, ervas finas, provolone e até bacalhau.

Recheios especiais e exóticos

Untitled-2 copy

Primeiro, as frutas cristalizadas foram substituídas por gotas de chocolate; depois, o chocolate entrou como recheio, na forma de mousse ou brigadeiro. Mas, agora, a lista de recheios para o panetone ficou ainda maior: doce de leite, nozes, cerejas, frutas, creme de avelãs, goiabada, mousse de maracujá, creme de pistache, trufado branco, beijinho.

Recheios tipicamente brasileiros também começam a ser encontrados no mercado: creme de cupuaçu e até açaí são novas opções que têm tudo para conquistar o público.

Panetone gourmet

Panetone Salgado 1

A onda gourmet atinge também o setor de panetones, com grandes promessas de vendas para este ano. Entre os recheios salgados, destacam-se queijos como provolone, mussarela de búfala, parmesão e grana padano, combinados com ervas, nozes, castanhas e especiarias.

As opções doces contam com brigadeiro gourmet, chocolate belga, camafeu com nozes, alfajor, trufado com avelãs, doce de leite argentino, caramelo ou adição de cacau na massa.

Diet, light, vegetariano e vegano

As adaptações nas receitas de panetone para atender o público vegetariano ou com restrições alimentares ainda são pouco exploradas no mercado. No entanto, são bastante procuradas e podem render boas vendas.

Panetones com redução de calorias ou gordura, produzidos sem açúcar ou sem ingredientes de origem animal podem ser vendidos também em versões menores, mas é preciso obter um bom resultado com relação ao sabor e à textura.

Panetone funcional/fit

Panetone

Preparados com ingredientes considerados funcionais, os panetones incluem na massa ou no recheio: quinoa, linhaça, aveia, amaranto, farinha integral, açúcar mascavo, farinhas especiais, chocolate meio amargo, castanhas e nozes.

Sabor panetone

318_ext_arquivo

Os produtos “sabor panetone” também representam uma boa parte das vendas nas festas de fim de ano. Trufas, chocolates, bombons, sorvetes e até bolos preparados com a essência de panetone agradam o público que busca opções diferenciadas para presentear.

Receitas com panetone

Torta Gelada de Panetone
Torta Gelada de Panetone

O panetone ainda pode ser usado em receitas de tortas e de doces para serem servidos na ceia ou nas festas de final de ano:

Bruschetta

Basta cortar o panetone em fatias e levar ao forno por volta de 10 minutos até ficarem douradas. Podem ser servidas com sorvete, creme de confeiteiro ou frutas na versão doce ou como aperitivos na versão salgada.

Pavê

Intercalando fatias de panetone com cremes — de chocolate, de avelãs, de amendoim — ou com doce de leite, prepara-se um pavê que deve ser servido bem gelado, decorado com frutas ou castanhas.

Com sorvete

Basta cortar a parte superior do panetone e, com uma colher, retirar uma parte de sua massa, deixando um espaço vazio no meio. Recheia-se o panetone com o sorvete do sabor de sua preferência, recoloca-se a parte superior e pode ser acrescentada uma cobertura de brigadeiro ou ganache.

Cake pop

O panetone deve ser esfarelado e, então, adicionado a uma mistura de doce de leite, creme de leite e chocolate em pó. Pegando pequenas porções dessa massa, é possível fazer bolinhas que depois são banhadas em chocolate derretido.

Agora que você já está por dentro das últimas tendências no setor de panetones, conte pra gente: como você pretende inovar e garantir boas vendas neste final de ano? Comente!

NovaSafra banner11
Você também pode gostar

Deixe um comentário