4 dicas para inovar nas sobremesas do seu restaurante

4 minutos para ler

Preocupados com seus pratos principais, muitos restaurantes acabam pecando pela falta de criatividade em seu cardápio de sobremesas, limitando-se ao simples e tradicional — que, para os clientes, pode ser visto como sinônimo de sem graça! Então fique atento, porque, por mais que possa não parecer, essa parte do seu menu também é muito importante, sendo que a falta de cuidado com ela pode, inclusive, transmitir uma imagem nada positiva do seu estabelecimento.

Assim, para mostrar o interesse dos seus chefs em promover uma experiência única em cada prato, que tal conferir as nossas dicas de como inovar nas sobremesas de restaurante? Continue lendo e saiba como transformar a parte derradeira da refeição na melhor de todas, de modo a deixar uma lembrança doce no imaginário dos fregueses:

Capriche na apresentação

Quando decidem sair para comer fora, as pessoas não querem apenas saborear a comida com a boca. Querem também comer com os olhos, encantando-se com as apresentações dos pratos. Nesse sentido, especialmente para cada sobremesa, a dica é criar uma forma bem diferente de montá-la no prato.

Já pensou, por exemplo, em usar a casca da fruta para servir um delicioso sorvete de maracujá? Pratos que requerem algum ritual de preparação à mesa também chamam a atenção. E olha que nem precisa ser nada extremamente elaborado! Assim, uma simples banana caramelada pode mudar completamente de cara quando chega à mesa pegando fogo de verdade! Pense bem: a famosa esfera de chocolate que é derretida com calda quente não viralizou nas redes sociais por acaso! Até os petit fours que vêm com o cafezinho podem se tornar atração na forma de vasinhos de flores.

Todo esse cuidado por parte do restaurante faz com que o cliente agregue mais valor ao prato, criando uma expectativa que deixa o momento muito mais interessante e faz da sobremesa uma pedida indispensável no seu estabelecimento!

Aposte em ingredientes diferentes

Como o cliente que escolhe comer fora também espera se surpreender e experimentar aquilo que ele mesmo não faria em casa, combinar elementos tradicionalmente tidos como inusitados ou usar ingredientes de alta qualidade também são ótimas formas de lançar um olhar bem diferente sobre sua sessão de sobremesas.

Dê um toque especial a sobremesas tradicionais usando chocolate de origem e rum na mousse, criando uma receita de petit gâteau que leve um toque de pimenta, misturando castanha de caju, gengibre e manga para preparar um sorbet de dar água na boca, apostando na moda da tapioca e por aí vai. Quanto mais diferentes — mas sem deixar de serem gostosas, viu? — forem suas sobremesas, mais interessado em experimentá-las o freguês vai ficar!

Use a sazonalidade a seu favor

Seus sorvetes não saem no inverno e a torta de maçã fica encalhada no verão? Então é hora de aprender a inovar nas sobremesas de restaurante e usar as preferências do consumidor a cada estação em seu benefício!

Criar sobremesas exclusivas para o tempo de frio e outras que só são servidas quando faz calor não é apenas uma maneira de driblar a sazonalidade, mas também um diferencial que vai deixar todo mundo com vontade de ir a seu restaurante na época certa para curtir cada opção. Que tal ter um menu de doces para o verão e outro para o inverno?

Invista também na divulgação

Imagine só implementar todas essas novidades no seu menu e se esquecer de contar aos clientes sobre elas! Desse jeito fica difícil trazer alguma mudança, não é mesmo? Por isso, para garantir o sucesso das suas inovações, não deixe de divulgar as novidades nas redes sociais, criar panfletos para serem deixados nas mesas e orientar os garçons a repassarem as notícias aos clientes, ok?

Agora comente aqui e nos conte o que faz mais sucesso na sessão de doces do seu estabelecimento! E já que estamos falando sobre inovações, confira também nosso post sobre como criar um cardápio diferenciado para seu restaurante!

Você também pode gostar

Deixe um comentário