Segredos da massa perfeita para pastel assado
Um pastel perfeito traz um equilíbrio entre massa crocante e a quantidade certa de recheio — que pode ser feito com inúmeras combinações. Mas além da tradicional versão frita, a massa para pastel assado também agrada muito os brasileiros, principalmente aqueles que preferem evitar o consumo de frituras.
Pensando nisso, quem trabalha no ramo da gastronomia precisa estar atento a esses detalhes para oferecer um mix completo de pratos para seus clientes. Inclusive, uma das principais vantagens do pastel de forno é a facilidade com que ele pode ser conservado fresco por mais tempo, quando comparamos com a opção frita.
Se você ainda tem dúvidas sobre incluir ou não o pastel assado no seu cardápio, abaixo listamos algumas vantagens e também dicas para executar a receita. Confira!
Por que incluir o pastel assado no cardápio?
Fazer pastel de forno não é nada complicado e a receita é bem versátil, já que é possível variar as combinações de recheios. Além disso, incluir a iguaria no cardápio do seu negócio pode significar as seguintes vantagens:
- possibilita a criação de receitas mais saudáveis, voltadas para pessoas que seguem dietas específicas e/ou têm restrições alimentares;
- não precisa ser preparado no momento que o cliente faz o pedido, já que sua conservação depois de pronto é simples e fácil nas estufas;
- permite aumentar o mix de produtos da loja sem a necessidade de investimentos;
- pode ser servido em diferentes refeições.
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
Como fazer a massa para pastel assado?
A receita do pastel assado é bem simples e não requer muitos ingredientes. A receita abaixo, por exemplo, é básica e serve para os mais variados recheios salgados que você criar. Os ingredientes são os seguintes:
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
- ½ colher (sopa) de fermento em pó;
- sal a gosto;
- 1 ovo;
- 1 colher (sopa) de manteiga;
- ½ lata de creme de leite sem soro.
O preparo é bem simples, você somente precisa misturar todos os ingredientes em uma tigela e sovar bem até obter uma massa uniforme. Depois disso, deixe-a descansando na geladeira por cerca de 20 minutos.
O próximo passo é abrir a massa com um rolo em uma espessura não muito grosa. Com um cortador, faça os círculos e coloque o recheio de sua preferência. Feche a massa com o auxílio de um garfo e pincele ovo batido na parte de cima antes de levar ao forno preaquecido.
A temperatura do forno deverá ser entre 180 e 200°C. De acordo com o forno, o pastel ficará pronto em cerca de 25 minutos.
Quais recheios incluir?
Um dos principais segredos para que a sua receita dê certo é a escolha de bons ingredientes. A massa não requer muitas matérias-primas, então, invista na qualidade. A mesma dica vale para fazer o recheio. Inclusive, entre as opções que você poderá disponibilizar estão:
- carne com queijo;
- frango cremoso;
- 4 queijos;
- legumes;
- espinafre;
- pizza;
- carne.
Viu só como não faltam opções para os recheios? E, claro, você também deve usar a criatividade e fazer pesquisas entre os clientes para descobrir em quais tipos de recheios investir. A receita é simples e você pode começar a apostar nela para incrementar as vendas do seu negócio agora mesmo. Aproveite as dicas que demos neste post!
E se você gostou deste conteúdo sobre massa para pastel assado, aproveite para conferir também o nosso artigo sobre como montar uma vitrine atraente!