Ovo de páscoa gourmet: conheça essa tendência

4 minutos para ler

Quando vai chegando a Páscoa são tantas as opções de ovos de chocolate que invadem os supermercados que fica difícil para as empreendedoras do ramo de ovos artesanais descobrir como fazer com que os clientes deixem de comprar ovos industrializados para preferir os ovos caseiros.

Não é fácil competir com as grandes marcas. Por isso, se você quer ganhar dinheiro e reforçar o orçamento com a venda de ovos na Páscoa, precisa ter um diferencial. Que tal conquistar uma clientela mais exigente?

Hoje em dia muitos empreendedores estão apostando em uma tendência que veio para ficar: os ovos de páscoa gourmet. Você já conhece? Eles são feitos para clientes de paladar mais apurado e que buscam qualidade, beleza e sofisticação. São ovos decorados e elegantes em que se nota o capricho desde a embalagem. Se quiser saber mais sobre essa tendência lucrativa, confira nossas dicas!

Afinal, qual é a diferença entre o ovo gourmet e o ovo comum?

Sempre que alguém fala em “gourmet” refere-se a produtos de alta qualidade e que foram elaborados através de estudos de combinações de sabores e ingredientes, como se fosse um tipo de obra de arte. O ovo gourmet foi criado para quem aprecia a arte do chocolate feito com matérias primas sofisticadas e não se importa em pagar um pouco a mais para ter um produto de alta culinária.

Os ovos gourmet são feitos de forma mais artesanal do que os ovos industrializados. Eles levam mais tempo e mão de obra especializada para ficarem prontos, por isso são produzidos em menor quantidade e são mais caros. Em outras palavras, não é tão fácil produzi-los em escala industrial.

Chocolates para paladares exigentes

Os ingredientes do chocolate gourmet são diferenciados. Normalmente não leva gordura hidrogenada e é feito de manteiga de cacau pura ou combinada com licor de cacau. No chocolate ao leite, por exemplo, os únicos ingredientes são o cacau e o leite. A concentração de cacau gira em torno de 70% e muitos fabricantes, de olho no mercado da alimentação saudável, estão apostando em inovações como o chocolate sem glúten ou feitos com açúcar mascavo. Nos ovos gourmet também são usados chocolates de sabores inusitados produzidos em diversas partes do mundo e finalizados com toques especiais – existem até cobertos com pó de ouro!

Recheios inusitados

Lembra quando dissemos que o ovo gourmet é feito como uma obra de arte? O recheio não é diferente: os sabores “casam” muito bem com o tipo de chocolate da casca. Nada está ali por acaso! O mesmo para os bombons que vão dentro do ovo: os sabores podem ser surpreendentes como tiramissu e frutas exóticas ou ainda os tradicionais como brigadeiro ou doce de leite, mas sempre feitos com ingredientes de muita qualidade.

Ovo ou obra de arte?

Dizem que nós comemos primeiro com os olhos, não é? Pois alguns ovos gourmet dão pena de serem devorados, de tão bonitos que são. Muitas chocolatarias estão apostando em formatos diferenciados e cores surpreendentes, inspirados em arte. Os designers de ovos criam texturas que deixam com cara de objetos do século 18, cheio de detalhes esculpidos ou imitando renda, com flores, folhas e estrelas. Alguns são réplicas de esculturas famosas. Vale tudo na imaginação dos artistas do chocolate!

Embalagens luxuosas

Uma das principais características do ovo gourmet é o luxo e isso se vê logo na embalagem. Nas chocolatarias mais chiques do mundo as embalagens podem ser feitas de metal, cerâmica ou até cravejadas de pedras preciosas! Quem deseja trabalhar com esse produto deve pensar que a embalagem precisa combinar com o conteúdo e ser muito caprichada. Empreendedores estão apostando em caixas sob medida ou em formatos charmosos para que o ovo se transforme em um presente fino.

Gostou de saber um pouco mais sobre a arte do ovo gourmet? E você, qual o seu diferencial para atrair uma clientela mais exigente? Compartilhe suas experiências com a gente!

Você também pode gostar

Um comentário em “Ovo de páscoa gourmet: conheça essa tendência

Deixe um comentário