Molho barbecue: como escolher o melhor e surpreender os clientes

molho barbecue
6 minutos para ler

O molho barbecue é um coringa que combina com muitas receitas, como carne vermelha, frango, pizza e sanduíches. No entanto, nem todas as versões encontradas nos mercados oferecem um sabor, e mesmo textura, que valoriza os alimentos, pelo contrário. Para quem trabalha no ramo de alimentos, o ideal é sempre priorizar a comercialização de produtos de qualidade.

Afinal, não faltam concorrentes no mercado, e se o consumidor não encontrar algo que agrade ao seu paladar em determinado estabelecimento, com certeza ele vai procurar outro lugar para fazer as suas compras. O molho barbecue é super versátil, mas para funcionar bem com outros alimentos, ele precisa ter um equilíbrio perfeito entre doçura, acidez e um toque de defumado.

Quando todos esses elementos estão equilibrados, o barbecue consegue deixar os pratos mais interessantes e saborosos. E se você quer surpreender os seus clientes oferecendo as melhores opções do mercado, confira as dicas abaixo para escolher excelentes molhos!

Como o molho barbecue é feito?

Fazer um delicioso molho barbecue em casa não é difícil e com simples ingredientes é possível fazer essa receita de forma caseira. Usando ketchup, um toque de acidez que pode ser do vinagre ou vinho branco, açúcar normal e/ou mascavo, água, cebola e alho qualquer um pode reproduzir facilmente essa receita em casa. Ou seja, por ser uma receita simples, as pessoas nem precisariam comprar a versão pronta, não é mesmo?

No entanto, por conta do dia a dia corrido, muitos acabam recorrendo à facilidade dos alimentos prontos para serem consumidos, como é o caso de molhos e condimentos como o ketchup, maionese, molhos de pimenta e o próprio barbecue. Então, se você quer ter sucesso nas vendas do molho barbecue no seu estabelecimento, a dica é investir em produtos de qualidade e que agradem ao paladar dos consumidores mais exigentes.

A versatilidade desse molho é tão grande que ele é um ótimo acompanhamento para carnes, como também complementa muito bem pratos vegetarianos. Justamente por isso, vale a pena investir na venda dele, mas sempre priorizando a qualidade e o melhor que o mercado tem a oferecer. Muito comum em países como os Estados Unidos e Canadá, cada vez mais o barbecue faz parte das mesas brasileiras e é uma tendência que chegou para ficar.

Quais pratos combinam com o molho?

A palavra barbecue é de origem inglesa e significa churrasco, porém, isso não quer dizer que o molho serve somente como acompanhamento para carnes e legumes feitos na brasa. Nos Estados Unidos, onde há muito tempo ele é amplamente usado, é comum que o molho seja usado para fazer frangos e carnes de porco assadas. Isso tem uma razão: o seu sabor agridoce ressalta o defumado dessas carnes feitas na churrasqueira.

Muitas vezes, também é possível substituir o molho de tomate em algumas receitas pelo barbecue, já que ele também tem uma base feita com o mesmo vegetal. Apesar de ele ser um pouco mais intenso do que o tradicional molho de tomate, ele vai bem em pratos como pizzas, hambúrgueres e variados tipos de sanduíche.

Para quem prefere apostar nas combinações mais clássicas, alguns dos pratos mais famosos que usam o barbecue são costelas assadas, medalhão de frango, barriga de porco e leitoa. Mas para variar o cardápio de vez em quando, as tradicionais almôndegas, que geralmente são acompanhadas por molho ao sugo, ficam uma delícia com o barbecue. Ou seja, usando a criatividade ainda dá para criar deliciosas e diferentes receitas.

Como escolher o molho barbecue para usar ou vender?

De modo geral, é preciso prestar atenção em algumas características do molho barbecue para escolher as melhores opções para vender no seu estabelecimento. Textura, sabor equilibrado, aroma, ingredientes usados e marca são alguns dos atributos que precisam ser considerados quando se quer escolher os produtos de melhor qualidade.

Um bom molho tem a textura mais encorpada, o que o torna perfeito para se passar nas carnes que serão assadas, como também funciona muito bem como dipping sauce para acompanhamentos como batatas fritas e onion rings. Já quanto ao sabor, vale a pena ressaltar que uma das principais características do barbecue é o equilíbrio entre o açúcar mascavo, um toque de acidez e um leve defumado.

Sem esses contrastes de sabores, certamente o molho não pode ser considerado muito bom, afinal, o que o torna especial é a complexidade que traz ao paladar. O aroma também é bem intenso e acompanha esses variados sabores que o caracterizam. Quanto aos ingredientes, é sempre bom conferir nos rótulos quais são as matérias-primas usadas, pois como já mencionamos no começo do post, o molho precisa somente de alguns ingredientes-chaves para ser feito.

Ou seja, preste atenção se o nível de sódio ou outros conservantes não é muito alto. Inclusive, há no mercado algumas versões de molhos barbecue feitos apenas com ingredientes naturais. Além do mais, para quem busca por um toque especial, há também aqueles feitos com pimentas mais intensas, melaço de cana e mostarda, por exemplo.

Onde encontrar os melhores molhos?

Para encontrar os melhores molhos barbecue para disponibilizar no seu estabelecimento, o melhor é sempre procurá-los em grandes empresas distribuidoras. Afinal, nesses casos, é mais fácil encontrar uma gama maior de produtos, possibilitando que você escolha entre realmente o que tem de melhor no mercado.

A dica é sempre trabalhar com parceiros de confiança e com destaque no mercado. E, claro, esteja sempre atento às dicas que mencionamos acima para fazer bons negócios. Prezando pela qualidade e variedade, para que seus clientes tenham poder de escolha, o seu mix de produtos vai sempre conseguir agradar a um número maior de clientes, inclusive, os mais exigentes.

E se você gostou dessas dicas sobre como escolher o melhor molho barbecue para o seu estabelecimento, aproveite para conhecer as opções disponíveis na nossa loja online e que podem ser adquiridas agora mesmo. Temos desde opções pequenas para uso em casa, como também embalagens com capacidade maior, ideal para estabelecimentos que fornecem comida.

post thumbnail e67d7d0ea9fd43e778e03c775ee98646
Você também pode gostar

Deixe um comentário