Entenda o que é o mix de produtos e por que investir em uma padaria!

Entenda o que e o mix de produtos e por que investir em uma padaria
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Quem não gosta de ir à padaria para comprar um pão quentinho com café ou comer algum doce entre tantas opções?

No entanto, para acertar nas escolhas de um portfólio que agrade seu público e atrai novos clientes, é preciso entender e investir corretamente no mix de produtos do negócio.

Foi-se o tempo em que esse estabelecimento vendia apenas os pães de cada dia. Hoje, tornou-se um novo conceito de mercado que proporciona lanches e café da manhã, além de oferecer um ambiente familiar e acolhedor. Por isso, se você deseja aumentar as vendas e a lucratividade de sua padaria, comece inovando nos produtos oferecidos.

Contudo, escolher quais opções serão ofertadas não é uma tarefa tão fácil. É preciso cuidado, estudo e principalmente planejamento. A seguir, você confere nossas dicas para acertar nessa decisão.

Afinal, o que é o mix de produtos?

O mix de produtos é uma variedade de itens que um estabelecimento oferece a seu público para atingir diversos perfis de clientes e alcançar uma fatia maior de mercado. Investir nessa estratégia é fundamental para o crescimento sustentável de qualquer empresa, portanto são consideradas questões como:

  • tipo de produtos oferecidos;
  • ramo de atuação no mercado;
  • tamanho do negócio;
  • região em que atua;
  • perfil do público-alvo;
  • sazonalidades, como Páscoa e Natal.

Como implementar um mix de produtos eficientes?

O primeiro passo em direção a um mix de produtos eficaz em sua padaria é saber defini-lo na prática. Para isso, agora que você já sabe o conceito dessa estratégia, reunimos as principais dicas voltadas à definição de sua cartela de ofertas. Acompanhe!

Avalie seu histórico de vendas

Uma empresa focada em resultados deve registrar todo seu histórico de vendas. Dessa forma, é possível analisar detalhadamente esses dados e identificar padrões de consumo e comportamento do consumidor. Verifique se algum item está com pouca saída e pode ser substituído, quais épocas são mais favoráveis a quais produtos, entre outros fatores.

Entenda seu público

Todo empreendimento de sucesso preocupa-se com a satisfação do público, portanto deve conhecer as dores e as motivações de seus consumidores. Sendo assim, saiba identificar o que eles precisam, o que desejam quando entram em sua padaria, se estarão dispostos a pagar pelo produto oferecido e se há algum diferencial capaz de atraí-los.

Faça testes

A clientela está cada vez mais exigente em relação ao que consome. Por isso, invista em tendências do setor e aproveite para inovar, já que fazer testes é uma prática comum na gastronomia. Crie receitas, mas coloque-as em pequenas quantidades à venda para testar a aceitação do público e só depois aumente a produção, se for o caso.

Trabalhe seu diferencial

Padarias recheadas de opções existem inúmeras. Por isso, você precisa procurar formas de se destacar no mercado e atrair clientes. Decida qual será o diferencial de seu negócio, escolhendo direções como zero glúten ou lactose, produtos gourmet, culinária vegana ou fitness, além de massas variadas de pães, como integral, avelã, milho e aveia.

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O que oferecer na padaria para diversificar o mix de produtos?

Quanto mais produtos diversificados você conseguir oferecer aos seus clientes, mais chances terá de conquistar a preferência deles e, com isso, se destacar dos seus concorrentes, tornando-se a sua padaria referência na sua cidade.

A seguir, listamos algumas ideias de mix de produtos que podem ser oferecidos no seu negócio, a fim de encantar e fidelizar seus consumidores.

Pães artesanais

O pão artesanal tem ganhado a preferência de muitos consumidores. Sendo assim, ir além do pão francês é uma ótima saída para melhorar a lucratividade da sua padaria. Entre as opções de pães que você pode oferecer estão:

  • os baguetes;
  • os australianos;
  • os italianos;
  • as focaccias;
  • as ciabattas, entre outros.

A alimentação mais natural e saudável tem sido a preferência de muitas pessoas, e os pães artesanais, por não levar fermento químico e ter seus próprios ingredientes em cada receita, se tornam um dos produtos mais procurados do mercado.

Além disso, é possível oferecer pães artesanais de vários sabores, como castanhas, nozes, frutas secas e outros grãos.

Frios

Os frios são outros produtos que geram muito lucro para as padarias. Nesse sentido, é importante também que você amplie o seu leque de opções para conquistar seus potenciais clientes. Por exemplo, você pode oferecer mortadela com e sem gordura e com diferentes temperos.

Outra opção bastante relevante é a possibilidade de montar tábuas de frios para encomendas e eventos. Facilmente você consegue encontrar na internet diversos tutoriais para montar tábuas de frios bonitas e atrativas.

Bolos e tortas

Quem não gosta de um bolo no final da tarde ou aquela torta no café da manhã? Os bolos e tortas fazem sucesso não só no dia a dia das pessoas, mas em datas comemorativas também.

Tanto os bolos quanto as tortas podem ser vendidos inteiros ou em pedaços. A precificação varia de acordo com os produtos utilizados na confecção desses alimentos. É importante também criar um cardápio com fotos dos bolos e tortas , trazendo informações importantes sobre os produtos. Além de tornar o produto mais atrativo, facilita o atendimento.

Sanduíches

Como dito, os consumidores estão cada vez mais atentos ao consumo de alimentos saudáveis e isso pode ser algo muito bom para a sua padaria — desde que ofereça produtos que abrangem essa necessidade do público. Os sanduíches são uma excelente opção para o seu mix de produtos.

Os sanduíches também podem ajudar você a conquistar um público muito interessante: os vegetarianos. Eles podem ser recheados com ricota e hortaliças. Inclusive, é possível apostar em sanduíches de berinjela — uma ótima opção para quem também é vegano.

Doces gelados e sorvetes

Mesmo em épocas menos quentes, os doces gelados e sorvetes fazem parte das sobremesas dos consumidores. Já no verão, eles são a preferência e a demanda por esse tipo de produto aumenta significativamente — principalmente nessa época do ano, é muito frustrante chegar em uma padaria e não encontrar opções variadas de doces gelados e sorvetes.

Tenha em mente que nem sempre as pessoas procuram uma padaria porque querem comprar sorvete, por exemplo. Normalmente, eles vão até o seu negócio para comprar pão e, de última hora, decidem levar para casa o doce gelado.

Isso mostra o quanto você precisa se preparar para atender às necessidades dos seus clientes, afinal, nada melhor que criar no consumidor o desejo de levar algo para casa.

Alimentos sem lactose, sem glúten e diet

Além de adotar um estilo de vida mais saudável, como o veganismo, muitas pessoas sofrem com a restrição alimentar devido a questões específicas de sua saúde — e é nesse momento que elas encontram muita dificuldade para encontrar uma padaria que atenda às suas necessidades sem deixar de lado o seu bem-estar.

Nesse momento, é possível ousar e oferecer aos seus clientes receitas diferenciadas, sem deixar de lado a qualidade dos produtos e o sabor. Tente deixar claro para os seus consumidores que esse tipo de alimento é tão bom quanto os alimentos tradicionais. Dessa forma, até mesmo aqueles que não são tão adeptos a uma alimentação saudável vão querer experimentar esses produtos.

Confeitaria e doceria gourmet

Festas de aniversário, casamento e outras datas especiais pedem comidas variadas, em especial, doces de qualidade e variados. A procura por confeitaria e doceria gourmet tem aumentado, não só pela estética dos produtos — que, diga-se de passagem, são extremamente lindos —, mas pela qualidade oferecida por eles. O sabor é simplesmente sensacional.

Sempre foque na experiência dos seus clientes. Invista em textura, no sabor, no visual e outros elementos que chamam a atenção. É importante que os bolos, além de terem uma aparência atrativa, tenham bastante recheio e não sejam secos. Além de encher os olhos do consumidor, ele torna a experiência muito mais positiva por meio do sabor.

Lanches rápidos

A rotina das pessoas está cada vez mais corrida e, muitas vezes, elas não têm tempo nem para parar e comer. Nesses casos, os lanches rápidos são uma ótima saída para elas se alimentarem e ter tempo para concluírem seus afazeres.

Se você acha que esse tipo de produto demandará muito tempo da sua equipe, avalie a possibilidade de terceirizar esse serviço. Dessa forma, você consegue aumentar seu mix de produtos sem prejudicar a produtividade do seu time. Entre as principais opções que você pode disponibilizar na sua padaria podemos citar:

  • geleias;
  • manteigas;
  • bebidas em geral;
  • pastel;
  • assados;
  • leites vegetais;
  • chás;
  • chocolates;
  • pizzas, entre outros produtos.

Cardápios sazonais

Você sabia que a sua padaria também pode aproveitar as datas comemorativas para aumentar seu mix de produtos e vender mais? Pois bem, essa dica é valiosa para quem quer aumentar sua lucratividade.

Na Páscoa, explore os itens que levam chocolate — brigadeiros e ovo de colher são exemplos de clássicos que têm bastante demanda nessa época do ano. Dia dos Pais, das Mães e Namorados pode ser uma excelente época para oferecer cestas de café da manhã. Já no final do ano, você pode investir na confecção de panetones e chocotones, que são ótimas opções de presentes também.

A empresa que investe em seu mix de produtos consegue atingir novos clientes e fidelizar os atuais, além de aumentar seu potencial aquisitivo e conquistar mais espaço de mercado. Por isso, trate esse fator como um investimento e comece a colocar em prática as dicas apresentadas neste texto para alcançar o sucesso de sua padaria.

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