Dicas para fazer um mix de produtos da padaria

Dicas para fazer um mix de produtos da padaria
3 minutos para ler

Controlar o mix de produtos da padaria evita uma série de problemas, como o desabastecimento de estoque.

Uma das principais formas de fazer isso é com a curva ABC, um método utilizado por diferentes estabelecimentos para gerenciar o estoque.

Isso é possível porque o foco da curva ABC ajuda a identificar quais itens do estoque são prioritários e quais não são. Assim, fica mais fácil evitar desperdícios e garantir que o negócio trabalhe apenas com itens relevantes.

E aí, quer saber mais como funciona a curva ABC e o seu funcionamento no controle de mix de produtos da padaria? Continue conosco e fique por dentro da pauta!

Por que é importante ter um bom mix de produtos?

Primeiro, é importante entender mais sobre os benefícios de ter um bom mix de produtos. Assim, saiba que essa é uma maneira de compensar possíveis perdas no estoque. Isso resultaria em diversos problemas para o negócio.

É o caso da queda na rentabilidade e na satisfação do consumidor. Afinal, ele contava com o seu estabelecimento periodicamente, quebrar este ciclo gera uma frustração. Então, é natural que ele procure a concorrência para suprir seus desejos e necessidades e pode até permanecer com ela.

Como ter um bom mix de produtos?

Após entender a importância do mix de produtos, é indispensável descobrir como atingir esse objetivo. Logo, descubra algumas dicas a seguir!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Conheça o seu negócio

Conhecer profundamente o seu negócio ajuda a analisar se os produtos em estoque são suficientes ou desnecessários para as necessidades existentes. Essa resposta é melhor respondida com dados das vendas anteriores e o histórico de cada uma.

Para um maior entendimento dessa questão, é válido conhecer também os estabelecimentos concorrentes e analisar os itens trabalhados.

Monte combos de produtos

Combinar um item com muita demanda com outro de baixa procura pode ser uma estratégia interessante. Isso porque o cliente encontra vantagem nessa oferta e pode se sentir atraído para a compra e o seu volume de vendas cresce.

Melhore a apresentação do ponto de venda

O volume de vendas só pode ser elevado se um maior número de clientes souberem sobre os produtos e as ofertas. Logo, capriche na apresentação on-line e presencial do ponto de venda para que ele não passe despercebido pela clientela.

Invista na curva ABC

A curva ABC é uma metodologia que categoriza o estoque na curva de A até C, conforme os produtos de menor a maior relevância. Isso evita que a sua padaria fique desabastecida, especialmente com os produtos prioritários.

Além disso, a curva ABC também é um incentivo para que o estabelecimento avalie o que leva determinados produtos a terem um abastecimento menor e como ter um mix de produtos ajuda a garantir o equilíbrio. Em outras palavras, você consegue efetuar um mapeamento mais eficiente e tomar melhores decisões.

Conseguiu entender mais sobre a importância do mix de produtos da padaria e como colocar isso em prática a partir de algumas estratégias? Fazer isso ajuda no controle de estoque, que leva a uma maior receita e lucratividade nas vendas.

O nosso post foi útil para o seu entendimento sobre cuidados com o estabelecimento? Aproveite e assine a newsletter para ficar por dentro das novidades de conteúdo!

NovaSafra banner11
Você também pode gostar

Deixe um comentário