Veja 5 dicas de gestão para PMEs do ramo alimentício

3 minutos para ler

Em momentos de crise econômica como o que vivemos atualmente no Brasil, é preciso que as empresas procurem recursos e estratégias para ficarem à frente da concorrência.

Se aplicarmos essa realidade à gestão de empresas do ramo alimentício, veremos que os desafios podem ser ainda maiores.

Foi pensando nisso que listamos abaixo algumas das mais valiosas dicas para facilitar sua gestão e tornar seu negócio ainda mais competitivo. Confira!

1. Não misture suas finanças pessoais com as finanças da empresa

Infelizmente, ainda é bastante comum que empreendedores façam retiradas constantes do caixa da empresa para pagar contas pessoais, sobretudo quando são empresários iniciantes.

É importante entender que, mesmo você não tendo sócios, o dinheiro da empresa deve ser utilizado para pagar as contas do negócio e para construir uma reserva financeira, a fim de cobrir eventuais imprevistos e fazer investimentos no empreendimento. Essa reserva também vai permitir que sua empresa sobreviva aos períodos de menor movimento.

Estabeleça um valor mensal fixo a ser retirado por você para suas despesas pessoais, como se fosse um salário. Evite estabelecer cifras muitas altas, sobretudo nos primeiros anos de atividade empresarial, para que sua empresa possa crescer o mais rapidamente possível.

2. Planeje e analise mensalmente

Um barco só pode chegar ao destino desejado com um plano de navegação. O mesmo se aplica à sua empresa.

Ao final de cada mês, analise a situação financeira dela: qual foi o faturamento? Houve algum imprevisto? Como anda a saúde financeira do negócio?

Também é importante traçar metas para cada mês, detalhando o faturamento desejado e antecipando as despesas necessárias para o período.

3. Esteja disposto a mudar

Embora o planejamento seja fundamental, é preciso também estar aberto às mudanças, sobretudo em tempos dinâmicos como os que vivemos.

Na gestão de empresas do ramo alimentício, convém estar atento às novas demandas do mercado, ouvindo seus clientes e antecipando suas necessidades.

Existem diversas formas de fazer isso, desde a contratação de uma consultoria especializada até o uso de ferramentas para receber o feedback de seus clientes — o importante é sempre estar atento ao clima do mercado.

4. Adote uma ferramenta para controlar as finanças

Controlar as finanças da sua empresa é essencial para que você saiba em que situação ela está, e possa tomar as medidas necessárias para alcançar seus objetivos.

Hoje em dia existem diversas soluções para auxiliá-lo nesse controle de forma simples e intuitiva. Além disso, elas contam com suporte online e permitem acesso às suas contas mesmo por meio do seu smartphone.

5. Não deixe de inovar

Na era da informação e das tecnologias móveis, novidades de qualquer lugar do mundo estão acessíveis ao toque de uma tela.

Para que seus clientes continuem interessados nos seus produtos e serviços, você deve estar atento às inovações do mercado, tanto em termos de tendências de alimentação quanto de equipamentos e tecnologias.

Participe de feiras, leia publicações especializadas e acompanhe os formadores de opinião no seu ramo — é por meio deles que você estará sempre na vanguarda.

Gostou das nossas dicas sobre gestão de empresas do ramo alimentício? Então compartilhe esse material nas suas redes sociais e nos ajude a formar uma comunidade de empreendedores engajados!

Você também pode gostar

Deixe um comentário