É possível substituir creme cheese por requeijão? Descubra aqui!

137608 e possivel substituir creme cheese por requeijao descubra aqui
3 minutos para ler

O cream cheese, muito popular nos Estados Unidos e em alguns países europeus, vem ganhando cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros. Porém, há quem resista a esse ingrediente e ainda prefira opções locais. No entanto, a substituição do cream cheese nem sempre pode ser feita por requeijão ou similares.

De modo geral, ambos os ingredientes servem para dar cremosidade aos pratos, mas em determinadas situações, interferem no sabor final. Em receitas salgadas, por exemplo, é possível usar qualquer um deles. Mas numa cheese cake, ou seja, um prato doce, é recomendável que apenas o cream cheese seja usado.

Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto e também está em busca de dicas de receitas, leia o post e descubra em quais tipos de receitas cada tipo de queijo deve ser usado e em quais situações são permitidas substituições. Confira!

Receitas com requeijão ou cream cheese

Como o requeijão possui sabor mais acentuado do que o cream cheese, é necessário atenção quando for realizar alguma substituição. Em pratos salgados, como tortas, batatas recheadas, molhos para frango, recheios de massas e legumes, por exemplo, é perfeitamente possível usar quaisquer um dos tipos de queijo.

Afinal, nessas receitas seu papel é conferir textura cremosa, não interferindo muito nos sabores dos pratos. Inclusive, tanto o cream cheese quanto o requeijão podem ser levados ao fogo e ao forno, o que facilita ainda mais o preparo e garante maior versatilidade às receitas.

Considerando que o cream cheese tem um sabor muito mais suave, substituí-lo pelo requeijão resultará em um sabor diferenciado e mais marcante, o que poderá deixar a receita ainda mais gostosa.

Pratos com cream cheese

Deve-se considerar que existem receitas específicas que não funcionam com requeijão ou qualquer outro tipo de queijo, mas apenas com o cream cheese. Uma receita clássica é a cheese cake, que nada mais é do que uma torta de queijo combinada com frutas ou até mesmo chocolate.

Nesse caso, não se deve substituir o cream cheese por uma questão de simplesmente seguir fielmente a receita. Isso se deve ao resultado final, que não permite uma combinação agridoce, que poderia ser oferecida pelo requeijão, por exemplo. O cream chesse é considerado um pouco mais versátil, justamente por se adaptar a pratos doces e salgados, ao contrário do requeijão.

Pratos com requeijão

O requeijão é um dos queijos mais usados no dia a dia dos brasileiros, desde o café da manhã até o jantar. Massas, pães, pratos vegetarianos, tortas salgadas, sanduíches e combinações como Romeu e Julieta (queijo com goiabada) são indicados para se usar o requeijão.

Para não correr o risco de errar, aposte no requeijão ou cream cheese sempre que for fazer uma receita salgada. Já a segunda opção é a mais recomendada para pratos doces, a não ser que você deseje uma combinação agridoce de sabores no prato final.

E então, gostou de saber quando usar requeijão ou cream cheese nas suas receitas? Aproveite para nos seguir nas redes sociais e continuar acompanhando as novidades!

NovaSafra banner11
Você também pode gostar

Deixe um comentário