Descubra 14 sabores de pastéis super diferentes!

Descubra 14 sabores de pasteis super diferentes
6 minutos para ler

Assado ou frito, o pastel é preferência nacional.

Quem resiste aos sabores diferentes de pastéis crocantes, recém-preparados com suculentos recheios? Não há dieta que impeça os amantes de pastéis: todos se rendem a esse delicioso e simples prazer gastronômico.

Os pastéis brasileiros foram criados em 1890, em São Paulo, por imigrantes chineses. Inspirados em pratos orientais, como os guiosas e rolinhos primaveras, os pastéis ganharam aqui um toque tupiniquim. Isso logo fez a criação ser difundida e ganhar espaço nas barracas e, posteriormente, dar origem às tradicionais pastelarias.

Vale destacar que os sabores mais comuns de pastéis são os de carne, queijo, pizza e frango. Porém, a massa de pastel é tão versátil que pode receber recheios diversos e inusitados. Confira a seguir alguns sabores de pastéis criativos e surpreendentes. Vem com a gente!

Uma viagem pelo mundo em busca do seu pastel favorito

Você sabe quantos sabores diferentes de pastel existem por aí? A resposta vem junto com um verdadeiro mergulho cultural para desvendar as diferentes e deliciosas combinações que podem acompanhar a iguaria. Bem mais que os tradicionais pastéis de carne e queijo, um mundo de possibilidades espera por você. A seguir, desenvolvemos uma lista com as 14 receitas mais comuns de pastéis. Confira!

1. Pastel de Feijoada

Quem diria que a combinação de feijoada e pastel daria tão certo? Apesar de muito diferente, o sabor é interessante, marcante e brasileiríssimo. O recheio de feijoada leva feijão-preto, paio, carne seca, linguiça calabresa, bacon, alho, cebola, couve e torresmo.

Para diferenciar, sirva o pastel com um belíssimo amontoado de couve separado, passado na frigideira, justamente para finalizar a receita em grande estilo.

2. Pastel Carimbó

Feito com massa tradicional, o Carimbó se diferencia por ser aberto. Sua massa funciona como uma cumbuca que receberá frango desfiado, purê de mandioca ou molho branco. Sim! O recheio é colocado depois da fritura.

3. Pastel Romeu e Julieta

A junção de queijo e goiabada é antiga. No entanto, não é tão comum em pastéis. Dessa forma, não poderia ficar de fora da nossa lista de sabores inusitados para agradar sua clientela. A goiabada pode ser combinada com queijo minas, catupiry, coalho ou mozarela.

4. Pastel de Angu

O pastel de angu é uma iguaria mineira típica de Itabirito. Mesmo que seja popular em algumas cidades de Minas Gerais, inclusive na capital, muitas pessoas nunca provaram. Aliás, garanto que diversas nem ouviram falar desse pastel. Nele, a massa tradicionalmente feita com trigo dá lugar à massa de fubá.

5. Pastel de Estrogonofe

Cremoso e saboroso, o pastel de estrogonofe é uma surpresa para o paladar. Ele se diferencia por ter um recheio mais molhadinho, que combina ingredientes como frango em cubinhos, champignon, creme de leite e batata palha.

6. Pastel de Leite Ninho com Nutella

Parece que a combinação de Leite Ninho com Nutella veio para ficar! São bombons, brigadeiros, bolos, sorvetes e ovos de Páscoa com esses sabores. Mas sabia que essa dupla também virou recheio de pastel doce? É de babar, concorda?

7. Pastel de Abobrinha, Peito de Peru e Gorgonzola

Diferente e delicioso, o pastel gourmet de abobrinha, peito de peru e gorgonzola proporciona uma explosão de sabores na boca. Os ingredientes combinam perfeitamente e o resultado em termos de textura e sabor é simplesmente incrível. É um dos pastéis mais especiais.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

8. Pastel Caipira

Para começar, a massa do pastel caipira é diferente porque leva farinha de milho e de mandioca. O recheio, por sua vez, conta com peito de frango, alho, azeite, sal, pimenta, cebola, ricota e folhas de taioba. Um sucesso!

9. Pastel de Polenta com Rabada

Assim como o pastel de angu, a massa desse pastel é feita com fubá. O recheio é feito com uma rabada cozida, desfiada e bem temperada com alho, sal, pimenta, cebola e cheiro verde. O toque final fica por conta do agrião.

10. Bacalhau com Maçã para completar os sabores de pastéis

Que tal um pastel agridoce para completar a lista? O pastel de bacalhau com maçã é recheado com lascas finas de bacalhau dessalgado, maçãs em cubos, suco de limão, manteiga, sal e pimenta do reino. O sabor é inigualável!

11. Pastel de carne moída e polenta

Que tal misturar o tradicional com um capricho a mais que ainda remete a uma receita tupiniquim? A polensta à bolonhesa pode também ser incorporada ao famoso pastel. A mistura da polenta, geralmente mais cremosa, lisa e temperada que do angu, pode ir em seu estado natural pouco antes da fritura.

A cremosidade envolta da massa, quando em contato com o calor intenso, provoca uma explosão de sabores e texturas bastante curiosa. A carne moída pode acompanhar naturalmente ou com molho tradicional de tomate — se for na segunda opção, cuidado para não molhar muito a massa.

12. Pastel do português

Uma das várias opões de sabores diferentes de pastel, o do português, muito comum em Iriri, sul do Espírito Santo, é uma receita única e bastante harmoniosa. A massa da receita é composta de:

  • farinha de trigo;
  • ovos;
  • manteiga;
  • leite morno;
  • sal;
  • fermento fresco.

O recheio geralmente é feito com a mais tradicional moqueca capixaba, mas, contando com a massa, há uma infinidade de combinações possíveis. A dica do chefe é: para saber se o óleo está na temperatura certa, jogue um pedaço de erva (salsinha, coentro etc.). Quando a folha borbulhar de primeira, é porque está na hora de colocar os pasteis.

13. Pastel de amendoim

Que tal ousar um pouco? Pastel de amendoim com doce de leite é uma delícia. A crocância do pastelzinho frito logo depois de ir para o óleo quente é algo que você nunca experimentou antes. O amendoim vem para ser protagonista, então a ideia é que o doce de leite esteja lá para dar aquele toque especial.

14. Pastel de doce de leite com sorvete

Mais uma receita entre os vários sabores diferentes de pastel que vem para agradar os fanáticos por sobremesa. Nesse caso, faça uma desconstrução da receita: sirva o pastel recheado de doce de leite frito, acompanhado de uma belíssima bola de sorvete cremoso, de preferência de creme ou de baunilha. A sintonia entre o quente e o gelado é de tirar o fôlego.

Gostou de nossas sugestões de sabores diferentes de pastel? Se você curtiu este artigo, não deixe de seguir nosso Facebook para ter acesso a outros conteúdos exclusivos. Até a próxima!

Você também pode gostar

Deixe um comentário