Por que fazer um curso de confeiteira? Entenda sua importância!

confeiteiros
4 minutos para ler

Muitas vezes, quem trabalha com gastronomia é autodidata, ou seja, o conhecimento profissional foi adquirido ao longo do tempo com suas experiências. Mas sabemos que uma formação especializada pode fazer muita diferença na carreira, pois todo o aprendizado técnico ajuda a tornar o dia a dia profissional mais dinâmico. Nesse sentido, um curso de confeiteira é mais do que recomendado, mesmo para aqueles que já estão no mercado.

Existem diversos cursos de confeitaria, tanto presenciais quanto online, para os diferentes tipos de bolsos. Assim, é perfeitamente possível buscar uma informação de acordo com as necessidades específicas do profissional e que esteja de acordo com seus recursos financeiros. Inclusive, há cursos voltados para diferentes assuntos, desde a formação geral até assuntos específicos, como chocolate ou bolos, por exemplo. Ficou interessado no assunto? Continue a leitura!

Por que um curso de confeitaria é importante?

O mundo da confeitaria é amplo e complexo, envolve desde a produção de receitas mais simples, como bolos e pães, até preparos delicados que dependem de muita técnica, como mousses e receitas em geral que levam chocolate. Por isso, por mais que um profissional domine determinados tipos de receitas, certamente ele não tem o mesmo conhecimento em outras áreas específicas da confeitaria.

Nesse sentido, os cursos e formações profissionais são importantes para:

  • estar sempre em contato com as novidades do setor;
  • descobrir novas técnicas e ingredientes para seu dia a dia;
  • manter contato com outros profissionais.

Além disso, conhecimento nunca será demais e, por mais anos de experiência e conhecimento que o confeiteiro tenha, sempre haverá assuntos e novidades que ainda não fazem parte do seu repertório. Com a competitividade crescente no mercado, é mais do que recomendado que o profissional esteja sempre se reciclando — um conselho que serve para todas as áreas de trabalho!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Qual é o melhor curso de confeitaria?

Os melhores cursos de confeitaria do mundo estão disponíveis na França, um país referência para todos os outros na área da gastronomia. Porém, nem todo mundo que deseja seguir a profissão tem condições de investir em uma formação na Europa, além de existir também a barreira por conta da língua, já que os cursos oferecidos lá são em francês ou inglês.

A boa notícia é que cada vez mais podem ser encontradas excelentes opções no Brasil, inclusive, cursos que podem ser feitos pela internet, no conforto da sua casa ou escritório, a qualquer dia e horário. O ideal é que você identifique, primeiramente, qual formação deseja fazer, pois os temas dos cursos são bem variados.

Onde estudar confeitaria?

Há pouco tempo, o Brasil recebeu 2 unidades de uma das escolas francesas de gastronomia mais renomadas no mercado, que é a Le Cordon Bleu. Por conta da tradição e por ser uma instituição reconhecida em todo o mundo, os preços dos cursos também são altos, mas essa já é uma possibilidade para quem deseja ter um currículo de peso e também aprender com alguns dos melhores professores do mundo.

Outra dica sobre onde estudar é o Senac, instituição que está presente em todo o Brasil e que oferece diversos cursos livres, desde formação básica em confeitaria até cursos bem específicos, como cupcakes, doces artesanais brasileiros e cake design. Já o curso online da confeiteira e influenciadora digital Dani Noce está disponível online, com um conteúdo disponibilizado em videoaulas que aborda técnicas e muitas receitas.

Para quem prefere um curso à distância, a outra opção é estudar gastronomia na UniCesumar, que além de oferecer uma formação completa na área, inclui também um módulo de confeitaria. Em 2 anos o aluno se forma no curso que ensina diferentes técnicas e teorias da cozinha brasileira e internacional.

Viu só como é possível fazer um curso de confeitaria e aprimorar suas técnicas? Escolha a melhor opção para o que precisa e alcance uma carreira de sucesso!

Se você gostou das nossas dicas sobre curso de confeiteira, aproveite também para compartilhar este conteúdo nas redes sociais com os seus amigos!

Você também pode gostar

Deixe um comentário