Fique por dentro das melhores técnicas de congelamento de pães

Fique por dentro das melhores tecnicas de congelamento de paes
4 minutos para ler

O congelamento de pães não é novidade no mercado, mas continua sendo uma importante ferramenta para donos de padarias que desejam ampliar sua capacidade de produção, fazer negócio com outros estabelecimentos e manter a qualidade dos seus produtos.

De olho nisso, vamos mostrar algumas técnicas para congelar os pãezinhos e descongelar sem perder a crocância, além de explicar como essas práticas podem impactar o seu negócio.

Se você quer expandir os negócios da sua padaria, continue lendo e coloque nossas dicas em prática agora mesmo!

Por que congelar pães?

Como otimizar a produção em escala de um produto que é consumido fresco e usa o processo de fermentação para crescer? A resposta para a resolução desse dilema está no congelamento de pães.

Ele permite a produção em escala, a diminuição no tempo de confecção do produto, a redução do desperdício, a otimização da equipe e o aumento dos lucros. Tudo sem perder a qualidade dos itens.

O congelamento possibilita ainda o fornecimento do produto para supermercados e outros tipos de estabelecimentos interessados em vender o pão fresquinho, mas sem ter que produzi-lo.

Quais as técnicas para congelar e descongelar?

As primeiras técnicas de congelamento de pães surgiram em 1920. A ideia era congelar o pão para reduzir o trabalho dos padeiros do turno da noite nas padarias.

Atualmente, o processo é mais moderno e evita perdas durante a confecção e depois na fase de envelhecimento do produto.

Para congelar pães, a padaria tem que ter um equipamento chamado ultracongelador, que vai congelar os alimentos a uma temperatura abaixo dos 40º C negativos.

Após o congelamento, o pão deve ser colocado em bandejas comuns e guardado em câmaras frias a -18ºC, ou em câmaras congeladas que chegam a -22º C e são mais recomendadas.

Já o descongelamento pode ser feito de duas formas:

  • em temperatura ambiente por 3 ou 4 horas, longe de correntes de ar, e com ida ao forno a 230 ou a 240º C, por 3 ou 4 minutos;
  • com a retirada do item diretamente para o forno, com temperatura de 200º C e tempo de 6 a 8 minutos para assar.

Como armazenar pães congelados?

Pães congelados para uso rápido em uma padaria podem ser colocados em bandejas comuns, com o devido espaço para que não haja alteração de seu formato, em câmaras frias e com o encaminhamento do produto para assar já no dia seguinte.

Já em caso de armazenamento para usos mais longos, o pão deve ser embalado em pacote plástico, com etiqueta de identificação do produto e data de fabricação.

Em caso de congelamento para venda a estabelecimentos, o pão deve ser embalado em plástico de qualidade e com etiqueta que tenha dados da produção e da empresa.

Como vimos, toda padaria moderna que quer otimizar sua produção e suas vendas deve investir no congelamento de pães. A técnica diminui perdas, melhora o ciclo do trabalho na empresa e permite a venda do produto a outros estabelecimentos sem prejuízo da qualidade do pãozinho ofertado.

Para isso, é importante investir em equipamentos adequados e respeitar as técnicas de congelamento e descongelamento, assim como a armazenamento e a embalagem do seu produto. Isso vai garantir o formato, a crocância e o aspecto de pão fresquinho que acabou de ser feito agora, mesmo estando congelado há um bom tempo.

Agora que você já sabe tudo sobre o congelamento de pães, que tal descobrir onde encontrar pães diferenciados?

Você também pode gostar

Deixe um comentário