6 dicas de como faturar mais com as festas de final de ano

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Fim de ano é uma das épocas sazonais mais propícias para aumentar a renda, já que as pessoas tendem a consumir muito durante o período, especialmente quando o assunto é alimentação. Com a proximidade das festas de fim de ano, é natural a busca por alimentos para servir nos dias comemorativos.

Se você não quer perder essa boa oportunidade de aumentar o seu faturamento e vender alimentos, fique atento ao nosso post. Separamos 6 dicas para ajudar você a se planejar melhor para o aumento de demanda e faturar mais nesse período. Confira!

1. Planejamento

O primeiro passo é se planejar. Para isso, não deixe de verificar o calendário, defina as datas em você vai trabalhar, escolha as receitas e os produtos que farão parte do seu estoque, estabeleça quais pratos serão retirados do cardápio e quais serão incluídos para a ocasião.

Planeje também o atendimento ao cliente, as entregas, as embalagens, os custos, as condições e formas de pagamento, as promoções e a divulgação. E, por fim, o mais importante: siga o planejamento!

2. Projeção

Outro ponto importante para vender alimentos em fim de ano é realizar projeções. Projetar a quantidade que será vendida é fundamental para calcular o controle de estoque, fazer a contratação de reforço e definir a produtividade diária, por exemplo.

Analise o quanto você costuma vender normalmente e faça uma estimativa de quanto será o aumento da procura na época de festas. Fazer comparativos com outras datas festivas e anos anteriores pode ajudar. Além disso, é interessante verificar com os clientes quais são os interesses deles para o fim de ano: além de já fechar alguns negócios, você consegue estimar um número de pedidos adicionais.

3. Antecipação de compra de materiais

Antecipe a compra de materiais que podem ser conservados em bom estado por mais tempo. Relacione tudo aquilo que você costuma usar nas receitas e verifique o que não estraga fácil ou não precisa ser fresco. Assim, esses produtos podem ser comprados e estocados. Isso vai ajudar você a ter um bom estoque, principalmente daqueles produtos mais difíceis de encontrar, e não haverá necessidade de mudar a receita de última hora.

4. Acordo com fornecedores

Estabelecer acordos com fornecedores vai ajudar você a faturar mais nessa época. A dica é fazer uma estimativa dos produtos necessários e negociar entregas e preços. A procura será grande, e você não pode correr o risco de ficar sem matéria-prima fresca e de qualidade para cozinhar.

Além disso, os preços costumam subir no fim de ano. Então, se você já tiver um acordo estabelecido, será mais fácil conseguir preços e condições de pagamento melhores.

5. Contratação de reforço

É muito comum que as vendas aumentem nesse período, e você precisa estar preparado para abraçar a nova demanda. Não se esqueça de verificar quantos pedidos você consegue atender com a sua equipe atual e de quantas pessoas vai precisar para dar conta da demanda extra.

Contratar reforço para cozinhar, fazer a pré-preparação dos alimentos, limpar a cozinha, embalar, entregar ou atender os clientes é muito importante. Isso vai ajudar você a manter a qualidade do serviço.

O custo adicional das contratações deve estar no seu planejamento, e é melhor ter um gasto adicional do que entregar fora do prazo ou sem qualidade.

6. Conservação dos alimentos

Outro ponto importante é a conservação dos alimentos, desde os usados como matéria-prima até os produtos finas para consumo. É fundamental lembrar que a demanda vai aumentar e que, portanto, você terá mais alimentos para guardar e conservar em bom estado. Não se esqueça de conferir se o freezer e a geladeira conseguirão suportar bem a demanda.

Você não pode correr o risco de perder alimentos da sua produção ou entregar produtos que não estejam na mais perfeita qualidade.

Estar bem preparado para as vendas de fim de ano é importante não apenas para aumentar a sua renda, mas também para fidelizar clientes. As pessoas que tiverem boas experiências com os seus alimentos e serviços nesse período terão mais chances de se transformarem em clientes fiéis e divulgadores.

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