Aprenda agora mesmo a fazer um bolo envelopado de encher os olhos

Aprenda agora mesmo a fazer um bolo envelopado de encher os olhos
3 minutos para ler

Em meio à profusão de receitas de bolos que existem, um deles tem se destacado ultimamente. Chamado de bolo envelopado, esse tipo específico da confeitaria é um bolo absolutamente vistoso e impressionante. Um chamariz visual que explicita um trabalho caprichoso.

Quer saber como fazer essa receita e ainda de quebra torná-la um atrativo do seu negócio? Fique conosco para saber como.

O bolo envelopado

O bolo envelopado recebe esse nome por ser inteiramente envolto por uma imagem ou textura lisa. Desse modo, é possível dar a ele a cara que quiser, sendo altamente personalizável para qualquer tipo de temática e data comemorativa.

O envelopamento pode ser feito de duas maneiras, com dois materiais diferentes para a adição de imagens à receita: o papel de arroz ou papel de transfer de confeitaria. Além da impressão, é possível e recomendável acrescentar à decoração artes feitas com glacês, chantillys etc.

Modo de fazer

Primeiro, é importante planejar a arte do seu bolo para estar preparado e ter em mãos os instrumentos e os ingredientes corretos para complementar o resultado final da receita. Pense no sabor, nas cores e combinações.

A forma

Primeiro, é importante definir previamente a forma que a sua receita vai ter. O bolo pode ser quadrado, redondo ou retangular. Pode ter altura, andares intercalados com creme ou recheio. É importante planejar o formato antes para poder calcular o quanto de material de envelopamento você precisará.

Passo a passo

Para ter o resultado de um bolo vistoso, com estrutura e firmeza, é importante seguir alguns passos:

  • papéis de arroz e transfer se dão muito bem com superfícies planas, como a pasta americana esticada, ou cobertura lisa de chocolate. A estrutura externa do seu bolo, de forma ideal, deve estar lisa com o auxílio de um alisador de confeiteiro;
  • o papel de arroz é uma película fina e deve ser colocado com cuidado em cima de uma superfície o mais lisa possível. Se essa superfície for cremosa, certifique-se de ter poucas ondulações, alisando-as com as mãos ou com o auxílio de uma régua ou alisador;
  • abuse nas cores e combinações. Você pode fazer decorações em alto relevo, como usar chantili nos contornos de uma rosa.

Bolos altos

Se o bolo for alto e você pretender cobri-lo por completo, é importante encontrar um papel de impressão que cubra o bolo todo, ou de dividi-lo em partes, espalhando-o para as laterais e para o topo (certificando-se sempre de priorizar a esticagem da parte de cima). Se precisar, corte o bolo ao meio e envelope as partes separadamente.

Finalização do bolo

A ideia é que o bolo envelopado seja o cartão de visitas do seu negócio. Então, é importante que você faça escolhas chamativas e que estejam em conjunto com as tendências. Texturas de mármore em papel de arroz, chantillys coloridos para decoração ou mesmo a impressão de fotos e imagens comemorativas podem ser o diferencial. Faça as receitas e as exiba na sua vitrine.

Agora que você já sabe mais sobre como produzir um bolo envelopado para sua padaria, fique de olho em outras tendências, como a receita de bolo de brigadeiro gourmet. Até mais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário