Barista: o que é e o que faz? Descubra!

Barista o que e e o que faz Descubra
3 minutos para ler

Você sabe como é o trabalho de um barista?

Provavelmente, já deve ter ouvido falar que é um profissional que mexe com o preparo do café e os mais diferentes tipos de bebidas de qualidade que levam o café como ingrediente principal. Mas será que você realmente sabe quais são todas as possibilidades?

Se você é um amante de café, é imprescindível conhecer mais sobre o mundo dos baristas e como eles são importantes para difundir o conhecimento sobre uma bebida tão apreciada no mundo inteiro. Além disso, preparar aquele café que supera as maiores expectativas. Continue a leitura para saber o que um barista faz, o que o termo significa e muito mais!

O que é um barista?

A palavra barista tem origem italiana e significa “atendente de bar”, pois na Itália, entre outras bebidas, eles também preparavam o café espresso. Os baristas são os profissionais responsáveis ​​pelo desenvolvimento de diferentes tipos de bebidas à base de café, sendo também o especialista na fabricação de café de alta qualidade.

Então, se você quer uma xícara de café deliciosa, precisa encontrar uma cafeteria com um bom barista no time. Para que possa aplicar café em suas criações, o barista precisa ser um verdadeiro especialista na bebida.

Isso significa conhecer detalhes sobre grãos, tipos de torrefação e, ainda, de moagem. Além disso, os baristas precisam entender as diferentes técnicas de cultivo e colheita, além de outros aspectos que afetam o resultado final do café.

Os baristas contam com vários tipos de máquinas para preparar um bom café, porém, a indústria do ramo exige melhoria e treinamento contínuos. Afinal, ele precisa saber regular os equipamentos com precisão, conhecer os diferentes tipos de filtragem e ter uma visão de todos os processos desse universo.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

O que faz um barista atualmente?

Os baristas estão diretamente associados a profissionais responsáveis ​​pela operação de máquinas de café espresso e preparação de outras bebidas que contenham café. Se você for a uma cafeteria e pedir uma delas, é ele que deve cuidar do preparo.

Mesmo com modelos de máquinas tão modernos e avançados, ainda existem técnicas e práticas importantes que ajudam a realçar o sabor e o aroma do café. Além do espresso, os baristas podem criar diversos outros preparos com base no grão, como cappuccino, latte, machiatto e mocaccino.

Embora os próprios baristas não estejam mais associados a “bartenders”, eles também podem preparar bebidas alcoólicas. A diferença é que, em essência, também devem carregar o café como um de seus ingredientes, como o café cubano, a caipirinha de café, o café irlandês e o menta coffee.

Por isso, vale ressaltar que os baristas são profissionais com muita habilidade técnica e prática. Afinal, além das bebidas aqui citadas, eles também podem desenvolver novas receitas, pois conhecem profundamente o sabor e o aroma do café. Assim, conseguem criar diferentes harmonizações com as bebidas.

Gostou do conteúdo e de saber um pouco mais sobre os baristas? Curta a nossa página do Facebook para estar sempre por dentro de assuntos como este!

original b027c37e7ea9f147d3833cf36f5a90b2
Você também pode gostar

Deixe um comentário