5 dicas de sucesso para inovar nas vendas de açaí
Como aumentar as vendas de açaí em um mercado tão saturado? Já sabemos que essa fruta ganhou o gosto popular devido à ampla divulgação de seus benefícios e um sabor característico. Isso levou vários comerciantes a investir pesado nesse produto. Consumido como uma sobremesa gelada, o sorvete de açaí tornou-se uma preferência dos brasileiros.
Sorveterias e outros estabelecimentos vêm apostando em diversas formas de preparar e servir o alimento. Ele pode ser oferecido na tigela ou no copo, em creme, polpa ou suco, além de diversos acompanhamentos como cereais, doces e frutas. Esse setor ganhou mais força com a chegada das máquinas de açaí expresso, o que facilita o aumento das vendas.
Se você já tem sua máquina ou deseja investir nesse mercado e saber como aumentar as vendas de açaí, leia este post até final, pois vamos mostrar 5 dicas valiosas. Confira!
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1. Invista em várias formas de servir o açaí expresso
O açaí pode ser preparado e servido de diversas formas, o que aumenta as possibilidades de oferta nas suas vendas. Se a pessoa quiser um pote pequeno para experimentar, ela pode. Caso queira reunir os amigos e pedir uma porção maior e cheia de acompanhamentos, também. Com isso, os preços variam de acordo com as opções e atendem a todos os públicos. Veja exemplos de como servir o alimento:
- casquinha: formato tradicional;
- tigela de 500 ml: com ou sem acompanhamento a gosto do cliente;
- copo de diferentes tamanhos: são práticos e podem ser levados para consumo em outro local;
- barca no estilo comida japonesa: perfeito para duas ou mais pessoas.
2. Aposte em produtos de boa qualidade
Não adianta fazer promoções se a qualidade dos produtos não for boa. Por isso, invista em fornecedores com tradição no mercado quando for comprar o açaí para preparar o sorvete expresso.
Faça pesquisas, certifique-se de que os produtos passaram por testes e as empresas atendam aos requisitos e exigências de higienização necessárias para comercialização. Além disso, mantenha o ambiente de seu estabelecimento sempre em ordem, limpo e climatizado.
3. Deixe o ambiente da loja atrativo e confortável para os clientes
Um local atrativo e agradável proporciona sensações acolhedoras. Esse é um dos fatores decisivos na escolha para levar amigos, companheiros e familiares para conversarem e consumirem produtos saborosos.
Vender açaí expresso em um ambiente descontraído, alegre, organizado e higienizado tende a atrair as pessoas. Nossa dica é ousar na decoração, que pode ser temática, por exemplo, ou com pufes, sofás de canto e um lugar bonito para a selfie.
4. Disponibilize acompanhamentos variados
É importante se manter por dentro das novidades para incrementar o cardápio com uma variedade de sabores, como açaí com guaraná, trufa de chocolate ou polpa de morango, além de vários tipos de acompanhamento para agradar a todos os paladares.
Também vale criar receitas, introduzir coberturas e caldas e pedir sugestões dos consumidores. Assim, você conquista e fideliza os clientes ao mesmo tempo, fazendo com que voltem sempre. Confira algumas opções:
- frutas como morango, banana, kiwi, abacaxi e pêssego;
- granola, castanhas e amendoim;
- leite em pó, leite condensado ou iogurte;
- chocolate em pó ou gotas de chocolate;
- cereais, paçoca e farinha láctea.
5. Faça promoções que integrem ações on-line e off-line
Uma alternativa para vender mais açaí é fazer promoções unindo os ambientes físico e virtual. Isso gera vantagens tanto para o consumidor quanto ao estabelecimento, que terá seu ambiente sempre cheio. Algo muito usado são os cupons de desconto divulgados nas redes sociais. O cliente pode tirar um print, por exemplo, e levar ao local. Boas opções são os famosos “pague 2 e leve 3” ou “compre um e leve outro pela metade do preço”.
Com as nossas dicas, ficou fácil aumentar suas vendas de açaí expresso, não é mesmo? Esse é um investimento muito barato e traz grande retorno financeiro para o seu negócio. Além disso, por se tratar de uma sobremesa com muito sabor e fazer sucesso entre o público geral, consegue reunir as pessoas e garantir que os clientes voltem querendo repetir.
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