5 dicas infalíveis de como evitar prejuízo!

dinheiro
3 minutos para ler

Todos os anos, grandes quantidades de alimentos e produtos são desperdiçados em uma hamburgueria. Tudo o que é descartado, como energia, matéria-prima, resíduos e água pode afastar o sucesso da lanchonete e gerar danos à economia e ao meio ambiente. Assim, muitas pessoas se perguntam como evitar prejuízo e como ter uma boa gestão do desperdício e fugir dos problemas.

Quanto mais alimento é jogado fora, mais caro ele fica. Além disso, o desperdício de produtos — principalmente os de origem animal — prejudica o meio ambiente, pois a criação de gado demanda mais quantidade de insumos do que a produção vegetal.

Para combater as perdas excessivas e evitar os prejuízos de sua lanchonete, vamos listar 5 dicas de como você pode se esquivar desse problema. Confira!

1. Compre apenas o que precisar

O primeiro passo é comprar apenas o necessário para manter o estabelecimento funcionando. Assim, crie uma lista e faça uma compra eficaz, pagando apenas pelos produtos necessários. Além disso, não se esqueça de verificar a data de validade dos alimentos.

2. Avalie as variáveis de desperdício

Para passar as informações certas aos funcionários do controle de estoque de sua hamburgueria, é preciso analisar as variáveis de desperdício da lanchonete. Isso é possível por meio da criação de uma rotina de controle de como os alimentos são produzidos, além da verificação da validade dos produtos no estoque.

Para fazer isso, você pode criar fichas técnicas e se certificar de que todos respeitam as porções contidas nelas. As fichas são importantes, pois eliminam perdas, reduzem custos e garantem a qualidade do serviço.

3. Cuide do estoque

Se você não consegue ou não tem tempo de cuidar do estoque de seu estabelecimento, negocie com alguém ou com uma equipe para ficar encarregado dessa tarefa.

Esse tipo de controle é essencial para evitar o desperdício de alimentos. Ter alguns dados são muito importantes para que nenhum tipo de desperdício esteja presente na empresa.

4. Escolha produtos de qualidade

Se você apresenta um item de qualidade, o desperdício será bem menor, não é mesmo? Portanto, sempre verifique tudo o que você compra, principalmente os alimentos perecíveis. Além disso, evite comprar verduras rasgadas ou que estejam queimadas, pois poderão ser descartadas mais rapidamente.

5. Reaproveite o que for preciso

Algumas técnicas culinárias possibilitam que o funcionário da hamburgueria usufrua ao máximo de cada ingrediente. Assim, é possível criar receitas com ingredientes que poderiam ser descartados, como cascas, sementes, folhas e talos, que rendem pratos incríveis.

Outra boa dica é reaproveitar as sobras dos alimentos para preparar novos pratos, como um pão que pode virar uma torrada de aperitivo, por exemplo.

Se você não conhecia as dicas de como evitar prejuízo, saiba que com algumas mudanças de atitude é possível impedir o desperdício de alimentos. Por isso, não deixe de criar receitas com as partes dos alimentos que normalmente não são utilizadas, como talos, sementes e folhas. Assim, você dá um novo destino às partes que normalmente seriam jogadas fora.

Gostou do nosso conteúdo e quer complementar a sua leitura? Então entenda como lidar com o desperdício de alimentos em restaurantes!

NovaSafra banner11
Você também pode gostar

Deixe um comentário