Está pensando em abrir um bar? Veja as nossas dicas!

bar
6 minutos para ler

O setor alimentício é um dos que mais se desenvolvem no Brasil, especialmente empreendimentos que conseguem reunir em um só lugar comida boa, bebidas e a possibilidade de se reunir com os amigos. Assim, abrir um bar no Brasil pode ser encarado como um bom negócio, levando em consideração os hábitos de diversão dos brasileiros.

No entanto, mesmo sendo uma ótima alternativa para investimento, quem pensa em abrir um bar precisa estar atento a alguns detalhes. A começar pela definição do tipo de estrutura oferecida, qual será o tipo de cardápio, público-alvo e localização, por exemplo. Outro ponto importante é saber escolher os fornecedores com os quais se vai trabalhar, pois a qualidade do que será oferecido aos clientes dependerá muito disso.

Então, para você que está pensando em abrir um bar, mas ainda não sabe por onde começar, abaixo listamos algumas dicas que poderão ajudar. Confira!

bar

Quais são os equipamentos necessários?

Comece pensando na estrutura de um bar, que pode ser dividida entre a cozinha, balcão e salão, basicamente. A partir disso, você já consegue definir melhor as necessidades de cada uma dessas partes. Na cozinha é onde boa parte do que é consumido no bar é preparado, então, precisa ser um espaço amplo, com os equipamentos necessários para atender a demanda.

Freezers, geladeiras, fogão industrial, balcão de preparos, fritadeiras, eletrodomésticos e artigos para preparar e servir os pratos são alguns dos itens essenciais. Além do mais, é preciso consultar a legislação da cidade para saber quais são as exigências para o funcionamento de cozinhas.

O balcão é o local onde são preparados os drinks, e as bebidas ficam disponibilizadas para facilitar o trabalho do salão. Além do mais, alguns clientes podem escolher tomar seus drinks no balcão, então, é preciso ter algumas banquetas para eles se sentarem, além da bancada, geladeiras e prateleiras onde ficam as taças e copos.

O salão é a área nobre, onde os clientes ficam e, por isso, deve ser priorizado o conforto e a funcionalidade, para que os funcionários consigam circular. Mesas, cadeiras ou poltronas confortáveis e bem espalhadas fazem parte da área.

Além desses espaços principais, há outros também muito importantes, como os banheiros, a área do caixa, depósito e, às vezes, estacionamento. Então, é preciso avaliar as demandas de equipamentos para essas áreas também.

Como organizar a gestão do bar?

O bar é uma empresa, por isso, sua gestão também deve ser dividida entre as diferentes áreas. Mesmo que o empreendimento seja pequeno, o ideal é que pessoas capacitadas sejam responsáveis por assuntos específicos.

Por exemplo, na cozinha é preciso ter um chefe com experiência, que não vai apenas elaborar o cardápio, mas criará uma metodologia de trabalho ideal para a dinâmica do bar e de acordo com os pratos servidos. Na área do bar, novamente, é preciso que alguém com experiência possa assumir o comando.

Na área do atendimento, um gerente de operações é o ideal para coordenar as demandas e manter os diferentes setores trabalhando no mesmo ritmo. Já quanto à parte burocrática, não se esqueça da importância de escolher alguém que tenha experiência com finanças e controle financeiro.

Como capacitar colaboradores?

Trabalhar em bares não é para qualquer um, pois é preciso ter jogo de cintura no atendimento aos clientes. Nos momentos de pico, é importante ser o mais eficiente possível, e os horários e escalas de trabalho não são dos mais fáceis.

Com isso, o ideal é contratar pessoas com experiência de mercado nessa área, pois elas já estão familiarizadas com as peculiaridades do setor. Como uma empresa, vale a pena criar um treinamento que todo novo colaborador deve participar antes de começar a trabalhar.

Nesse treinamento, apresente a empresa, sua missão, valores e as condutas permitidas. Além do mais, de acordo com o setor do novo trabalhador, é preciso dedicar um período de treinamento prático para que ele entenda como realizar cada uma de suas funções.

O que deve estar no cardápio?

Escolher o cardápio de um bar ou restaurante não é uma das tarefas mais fáceis, mas alguns indicadores ajudam nessa questão. Comece definindo quem é o seu público-alvo, ou seja, o tipo de pessoa para o qual o estabelecimento será voltado. Sabendo quem são os frequentadores, já dá para se ter uma ideia do tipo de comida, sobremesa e bebida que poderá agradar em geral.

Considere a estrutura da sua cozinha ao montar o cardápio também. Se for um espaço amplo, com vários equipamentos e muitos funcionários, alguns pratos poderão ser feitos na hora. Mas se a estrutura for enxuta, o ideal é priorizar pratos fáceis, rápidos ou mesmo que podem ser pré-fabricados.

Como escolher a localização?

Boa localização é um dos fatores-chave para o sucesso ou não de um bar. Ele precisa estar em um local de fácil acesso, seja de carro ou transporte público. E pensando também no seu público-alvo, considere as áreas da cidade onde ele mais frequenta.

Pense que uma boa localização é aquela em que o cliente pode facilmente chegar se vier de casa ou mesmo do trabalho. Tenha o cuidado também de escolher um bairro onde a segurança não seja um problema.

Qual a importância dos fornecedores?

Por último, não poderíamos deixar de citar a importância de se escolher trabalhar com bons fornecedores. Nada vai adiantar seguir todas as outras dicas e cuidados acima, se os fornecedores escolhidos não oferecerem as matérias-primas adequadas.

Sejam ingredientes ou equipamentos, é de fundamental importância que os seus fornecedores ofereçam a qualidade que os seus clientes procuram. Então, prefira trabalhar com empresas parceiras com experiência e nome no mercado.

Claro que abrir um bar não é um processo que acontece do dia para a noite. É preciso se planejar financeiramente e definir a estrutura ideal para o tipo de negócio que você deseja. Mas com organização, tudo é possível e os seus sonhos poderão sair do papel.

E se você gostou deste post sobre como abrir um bar, aproveite para conhecer o nosso e-commerce, onde você pode adquirir todos os ingredientes e equipamentos que precisa!

Você também pode gostar

Deixe um comentário