Bolos bem recheados, lindos e com um acabamento impecável são o sonho de qualquer boleira e cliente que queira ostentar uma preciosidade dessas no seu evento.
Mas você sabe calcular a quantidade de recheio para o bolo?
A pergunta um tanto quanto inusitada tem razão de ser, já que não basta rechear o doce abundantemente, sob o risco de ele ficar feio ou grosseiro, ou ainda despencar a sua montagem.
Neste texto, vamos ensinar você a achar o equilíbrio perfeito com bolos bem recheados, acabados e sempre desejados. Continue lendo, aprenda mais e arrase nos seus doces.
Saber distribuir bem o recheio do bolo não é só uma questão de economia ou generosidade. A primeira faz com que seus doces não sejam tão saborosos, desejados e lembrados como fartos.
Já a segunda pode produzir problemas na hora da montagem do bolo, do acabamento e até acidentes mais graves, se a peça estiver muito pesada e a massa não aguentar tanto recheio. Veja agora o cálculo correto para você rechear sem sustos.
A primeira dica aqui é que, na hora em que alguém vai cortar o seu bolo, é necessário que o recheio apareça tanto quanto a massa. Assim é importante que você corte e nivele o seu bolo antes de recheá-lo para que nada atrapalhe essa dinâmica.
Se você for fazer um bolo com pasta americana, o ideal é que tenha duas camadas de recheio, já que assim eliminamos o risco de ele escorrer pelas laterais
Para bolos simples, faça quantas camadas de recheio eles permitirem. Só leve em conta a altura.
Você pode, ainda, usar o seguinte cálculo:
Para diâmetros maiores, basta adaptar o cálculo.
Um bom recheio, além de saboroso, é aquele que ajuda a manter a estrutura do seu bolo, sem ser muito mole, com uma textura mais cremosa e firme, sem escorrer pelos lados do doce.
Não pode ser em excesso, sob o risco de ficar enjoativo ou anular o sabor da massa — além da questão do peso, que já mencionamos.
Vale ainda fazer o processo de rechear com o auxílio de uma peça de acetato, para que ele ajude a conter o recheio. Outra boa dica é levar o bolo à geladeira por 24 horas, para que essa estrutura se ajuste e você possa finalizá-lo com segurança.
Como vimos, calcular a quantidade de recheio para o bolo não tem mistério, desde que sejam seguidas algumas dicas de ouro para que seu doce fique perfeito e não corra riscos.
Use uma proporção boa entre recheio e massa, para quem ambos possam ser apreciados no sabor e no visual. Faça o recheio bem estruturado e mais cremoso. Além disso, recorra ao auxílio do acetato para montar sua peça e finalizá-la.
Se você curtiu nossas dicas, que tal compartilhá-las em suas redes sociais?
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…