Dicas para Restaurantes

Gestão de restaurante: 7 dicas práticas para aplicar no dia a dia

Ter o próprio estabelecimento voltado para venda de comida é o sonho de muitas pessoas apaixonadas por cozinha que buscam realização e independência financeira.

Contudo, para que o negócio no ramo alimentício funcione de maneira correta e consiga prosperar, é necessário investir na gestão de restaurante.

É importante lembrar que esse processo não se limita a oferecer uma refeição de qualidade e um bom atendimento. A tendência atual tem como focos a satisfação da clientela e o uso da tecnologia em prol da otimização dos processos para aprimorar e agilizar a gestão do estabelecimento.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de gestão de restaurantes que você pode aplicar no dia a dia para ver seu negócio crescer como nunca. Confira!

1. Escolha bem seus fornecedores

Um dos passos mais importantes da gestão de restaurantes é a escolha dos fornecedores de alimentos, embalagens, acessórios e outros itens necessários para o pleno funcionamento do negócio. Isso porque todo o processo de produção começa, na verdade, com eles.

Na hora de decidir entre manter ou não o contato de um fornecedor, procure pensar além do preço mais baixo. Mais importante até que oferecer preços competitivos, um fornecedor de qualidade é extremamente confiável: não atrasa, não entrega mercadorias vencidas ou fora do padrão de qualidade desejado e opera somente dentro de todos os parâmetros legais.

Por isso, ao procurar novos fornecedores, certifique-se de responder às seguintes perguntas:

  • Este fornecedor tem boa fama na praça?
  • Ele entrega nota fiscal?
  • Ele me dá garantias quanto a seus produtos e se disponibiliza a trocar mercadorias defeituosas?
  • Ele armazena e transporta os insumos de acordo com o que as boas práticas sanitárias recomendam?

2. Cuide da imagem do seu estabelecimento

Seu cliente é o seu mais poderoso propagador, e é preciso que você dê a ele motivos para falar muito bem da sua marca.

Critérios como limpeza do ambiente, cordialidade no atendimento e prestatividade deixaram de ser diferenciais e se tornaram obrigatórios: se você não apresenta um ambiente limpo, confortável e não trata bem seus clientes, você já está fora do mercado.

Aqui, investir no treinamento e na motivação da sua equipe de atendimento é de suma importância, pois são eles que representam a imagem do seu restaurante diante dos clientes.

É preciso também prestar atenção à comunicação da sua marca nas redes sociais. Muitos clientes entram em contato com a sua empresa pela primeira vez via internet, e o que eles encontram online é determinante para fazer com que se animem a visitar o local ou não.

3. Controle o fluxo de caixa

Tão importante quanto o dinheiro que entra no caixa da empresa é o dinheiro que sai. Então, fique de olho nos custos e nas despesas gerais da sua operação e não deixe de registrar nada.

O estoque é um setor de importância crítica em um restaurante, uma vez que muitos dos produtos utilizados são perecíveis e, ao mesmo tempo em que não se deve jogar insumos no lixo, também não é bom que faltem itens do cardápio.

Para garantir um controle de caixa mais preciso, tenha sempre as fichas técnicas atualizadas dos seus produtos: com elas, é possível saber exatamente quanto custa cada item do cardápio e qual sua margem de lucro. Dessa forma, você saberá a hora de alterar os preços do cardápio ou mesmo de retirar determinados itens que já não valem a pena.

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4. Valorize os seus funcionários

Por melhor que seja a administração do seu restaurante, tenha em mente que o atendimento aos clientes é feito por pessoas e, por essa razão, são elas que influenciam o julgamento do consumidor sobre o estabelecimento.

Você provavelmente já deixou de frequentar um local por causa de um atendimento ruim, certo? Pois saiba que o mesmo pode acontecer com o seu restaurante. Portanto, é essencial valorizar os colaboradores e mantê-los motivados para que atendam no salão, nas redes sociais ou em outro canal de comunicação com mais qualidade.

5. Estabeleça os processos

A gestão de restaurante envolve diferentes áreas e processos: pessoas, vendas, estoque, cozinha, atendimento, financeiro, estratégia etc. Para quem está à frente do negócio, pode parecer que as tarefas não acabam. Por isso que é fundamental ter um processo bem definido tornar a gestão eficiente.

Com a sistematização e a padronização, a operação fica mais organizada, sendo possível delegar tarefas com mais facilidade. Outro ganho trazido pelo mapeamento dos processos é você identificar quais atividades podem ser automatizadas, como emissão de nota fiscal, fluxo de caixa, controle de estoque, entre outras.

Com isso, o time fica livre para realizar com excelência as tarefas essencialmente humanas, como o atendimento aos clientes.

6. Mantenha o estoque em dia

Com a correria diária, é comum retirar alguns produtos e se esquecer de dar baixa. Porém, não pode virar rotina. Cuidar do estoque do restaurante é uma tarefa indispensável para evitar grandes problemas no orçamento, além de constrangimentos no caso de um cliente fazer um pedido e não haver como prepará-lo.

Uma boa ideia para otimizar esse trabalho e não passar por situações como a citada acima é fazer o controle automatizado a partir de uma ficha técnica, que tem o objetivo de padronizar os pratos e controlar a parte financeira do restaurante.

7. Aplique a engenharia de cardápio

A engenharia de cardápio é uma ferramenta muito usada no ramo alimentício. Ela foi criada com o objetivo de otimizar a operação de restaurantes, propondo um estudo sobre o desempenho dos pratos do cardápio em relação ao volume de vendas e à geração de lucro.

Ao retirar informações dessa análise, é importante guiar a gestão de restaurante em relação ao menu, levando em conta quais produtos devem permanecer, quais pratos precisam ser excluídos e quais inserir para atender os clientes. Logo, o objetivo é aumentar as vendas, melhorar a experiência do consumidor e otimizar os custos.

Implementar um sistema de gestão de restaurante é um modo eficiente, inteligente e prático de ter excelência no atendimento, economia e agilidade nos processos. Portanto, busque a melhor solução e ofereça uma ótima experiência aos clientes. Afinal, um atendimento diferenciado e moderno é essencial para um estabelecimento de sucesso.

E aí, o que achou das nossas dicas de gestão de restaurantes? Você pode aplicá-las hoje mesmo e começar a ter melhores resultados na sua empresa desde já! Se quiser receber mais dicas e materiais como este, assine nossa newsletter e saia na frente da concorrência!