Ao trabalhar com vendas, não basta ter o produto perfeito em mãos, certo? Também, é necessário fazer a divulgação, ter um preço justo e uma distribuição certeira. A exposição de produtos no ponto de venda é o momento que reúne todos esses aspectos, podendo alavancar o faturamento ou complicar um pouco as coisas.
Sabendo desse desafio, preparamos este post com o objetivo de desvendar para você os segredos da exposição de produtos nas prateleiras. O que é a exposição de produtos? Que fatores influenciam nas vendas? Como podemos melhorá-la, a fim de gerar mais resultados?
Vamos às respostas!
A ideia básica da exposição de produtos é mostrar algo. Simples, né? Porém, os produtos que realmente têm sucesso nas vendas vão além: eles são posicionados para usar a exposição como forma de destacar e de comunicar.
Todo produto ou marca tem valores próprios por meio dos quais pode se conectar com os consumidores. Para se destacar, é preciso mostrar identidade, além de ressaltar as promoções e benefícios. É por isso que a comunicação é tão importante.
Uma exposição de produtos bem feita reflete diretamente nas vendas. Para o consumidor, o produto fica mais fácil de ser ncontrado, facilitando a compra e economizando tempo. Além disso, a comunicação certa ajuda a suprir justamente as necessidades do público.
Para o varejista, uma boa exposição atrai quem passa em frente à loja, fideliza clientes, aumenta a lucratividade e contribui para a imagem do estabelecimento.
Já para o fornecedor, um trabalho bem feito aumenta a vazão de produtos e a rotatividade das mercadorias (evitando produtos vencidos), bloqueia as atividades da concorrência e fideliza consumidores, já que o produto pode ser encontrado facilmente pela segunda vez.
Muitos promotores pensam que só existe uma maneira de organizar os produtos no ponto de venda, ou seja, simplesmente colocando tudo na prateleira. Mas não é bem assim. Várias atitudes podem ser tomadas para garantir a melhor localização e a visibilidade.
Materiais promocionais ajudam a dar destaque, fazendo com que os produtos sejam vistos com mais facilidades. Entre eles estão cartazes, banners, wobblers, por exemplo. A dica aqui é sempre comunicar a promoção, o preço especial, as vantagens e os benefícios do produto — não apenas mostrar o nome ou a marca.
Para garantir a melhor localização, opte pela “área nobre” sempre que possível. Essa área corresponde às prateleiras que ficam na altura dos olhos, ou seja, em alturas mais elevadas — porém sem exagerar. Lembrando que no caso de produtos infantis, as prateleiras inferiores são a melhor opção.
Pontos extras são locais em que o produto é exposto por um tempo limitado, com o objetivo de destacá-lo da sua posição normal. Ou seja, é a exposição de produtos em um ponto adicional, fora do local habitual e separado da sua categoria de produto.
Sabe aquelas “pirâmides” enormes de produtos que você vê de vez em quando nos corredores dos supermercados? Esse é um bom exemplo de ponto extra. Outras alternativas são: as pontas de gôndola, os corredores, os locais próximos aos caixas e a entrada da loja.
Concluindo, a exposição de produtos precisa buscar um equilíbrio. Deve ser capaz de entregar exatamente aquilo que os clientes buscam (facilitando a localização dos itens), ao mesmo tempo em que surpreende através dos materiais promocionais e destaques, chamando atenção de novos consumidores.
Agora, você já sabe que, mesmo em tempos de crise, a exposição de produtos correta é capaz de aumentar o faturamento. E já que estamos falando de crescimento, confira também nosso outro post sobre o assunto:5 dicas para sua empresa continuar a crescer durante a crise.