Você já deve ter ouvido falar do cacau em pó, não é verdade? Já são muitas as pessoas que têm optado por usar esse produto como substituto do super adocicado e mega calórico chocolate em várias receitas tradicionais do dia a dia. Mas por que esse alimento se tornou o novo queridinho dos adeptos da alimentação fitness? Pois é o que você vai descobrir agora mesmo, acompanhando nosso post:
O cacau é uma fruta originária da América do Sul que era comumente consumida pelas antigas civilizações. Mas seu sabor amargo e levemente apimentado acabou atraindo o interesse de outras populações, como os portugueses e os espanhóis, expandindo seu consumo pelo mundo afora. O cacau é o principal ingrediente do tradicional chocolate, que é, hoje, um dos alimentos que mais movimenta a economia mundial. Mas o delicioso chocolate a que estamos acostumados é rico em açúcar e gorduras saturadas. A solução para esse embate entre a gastronomia versus o movimento fitness se deu pelo consumo do cacau puro, surgindo como uma alternativa para evitar os excessos negativos da ingestão regular do chocolate comum.
Como o cacau é uma fruta, sua composição alimentar é rica em carboidratos e fibras alimentares, mas extremamente pobre em gorduras. Essa característica, por si só, já é vantagem suficiente para as receitas fitness, uma vez que nesse tipo de alimentação é interessante reduzir ao mínimo o consumo de gorduras — em especial as saturadas —, para se evitar a formação de reservas adiposas e favorecer o desenvolvimento da massa magra.
O cacau é uma fruta nutricionalmente rica, contando, em sua composição, com minerais importantíssimos para a saúde humana — como o cálcio, o fósforo, o ferro, o potássio e o sódio. Esses minerais ajudam em funções metabólicas essenciais, como o funcionamento dos rins, a criação de novas células sanguíneas e até o desenvolvimento da massa óssea. Além disso, o cacau também é fonte de vitaminas C e E, que atuam como valiosos antioxidantes obtidos por meio da alimentação.
Uma outra característica bastante importante do cacau, que chama a atenção para sua utilização em receitas fitness, é sua alta concentração de fibras alimentares. Essas fibras têm uma atuação essencial em nosso organismo, pois ajudam a controlar a saciedade, fazendo com que se mantenha o controle sobre o apetite, tendo-se uma menor necessidade de ingerir calorias. Além disso, as fibras também ajudam no controle dos níveis de glicose e colesterol sanguíneos, além de favorecerem o funcionamento do trânsito intestinal.
O chocolate apresenta vários dos benefícios também relacionados ao cacau — como a concentração de vitaminas e minerais, por exemplo —, mas a elaboração do doce usa uma grande quantidade de açúcar, que, quando consumida, passa a ser prejudicial à saúde. A grande vantagem do consumo de cacau em pó é que esse alimento não contém açúcar livre em sua composição, podendo ser ingerido sem maiores preocupações.
Por mais que o cacau seja um importante ingrediente para os adeptos das receitas fitness, pelas diversas características positivas que proporciona em comparação à sua versão mais adocicada e gordurosa, seu consumo isolado não é capaz de trazer benefícios para o organismo. Assim, o cacau em pó pode, sim, fazer parte de uma alimentação equilibrada e balanceada, mas deve ser conjugado com outros diversos grupos de alimentos, a fim de se obter toda a gama de nutrientes necessários para a devida qualidade de vida do organismo.
Agora queremos ouvir sua opinião: você já usa o cacau em pó em seu cardápio? Comente aqui e compartilhe suas receitas e experiências conosco!
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…