Você sabe como reformular o cardápio de seu restaurante?

A maioria dos estabelecimentos possui no cardápio a descrição e a natureza da sua proposta. Mas a importância de ofertar e dispor de um perfeito cardápio é reconhecida por eles? Uma carta faz toda a diferença, tornando a experiência daquele cliente mais exigente muito melhor, completa e agradável. 

A primeira ação do cliente quando entra em um estabelecimento é dar ma rápida olhada na carta da casa. A função do cardápio de restaurante é tão importante que deve orientar a própria estrutura do restaurante. A escolha por um menu pode influenciar a produção e a demanda do lugar, já que cada tipo de produto poderá requisitar peculiaridades que só o seu serviço pode oferecer.

Além do mais, não devemos esquecer que toda personalidade do restaurante está ligada ao primeiro cartão de visita: o cardápio. Em razão disso ele deve ser usado de forma estratégica, para ajudar tanto na persuasão quanto no atrativo que deve orientar a escolha do cliente.

Como uma das melhores e mais eficazes ferramentas do marketing direto, o cardápio deve ser preparado para conduzir o cliente para a sua satisfação. Agora que você já sabe da real importância de planejar o eu cardápio, veja abaixo 7 dicas para reformular o seu!

1. Identidade

Evidencie para o cliente qual é a proposta do seu restaurante, indicando o estilo que você deseja imprimir, assim como o tipo de estabelecimento: se é clássico, moderno, mediterrâneo, latino-americano, asiático, etc. Isso deve estar claro na apresentação do cardápio, porque determina a escolha e não faz confusão na mente do cliente. Ele deve ter um bom design, que combine com a proposta (e a decoração!) do seu restaurante e precisa apresentar as informações de forma clara.

2. Atratividade e Inovação

O seu cardápio não pode ter a cara de tabela de valores, isso pode afastar o seu cliente. Muitas vezes ele procura o restaurante não pelos preços mas pelo que ele deseja comer ou beber. Por isto, recrie e estimule a percepção do cliente com relação aos pratos.

3. Tamanho

O tamanho do seu cardápio é muito importante. Opte pelo padrão menor, que atenda ao estilo do seu restaurante. Ninguém quer passar horas analisando o cardápio, principalmente aquele cliente que já chega com muita fome! Mas, ao mesmo tempo, não deixe de apresentar as informações necessárias, como os ingredientes dos pratos: a maioria dos clientes gosta de saber exatamente o que está pedindo, e alguns têm alergia ou gostam de evitar certos alimentos.

4. Atenção às restrições alimentares

É muito importante investir na qualidade do atendimento, por isso, pensar na diversidade e nas exigências dos clientes atuais é imprescindível. Tenha sempre uma variedade boa de opções para clientes com restrições alimentares, tais como pessoas alérgicas, vegetarianos, veganos, intolerantes à lactose, entre outros. Essas opções são muito valiosas e darão um caráter acolhedor e simpático ao seu restaurante: esteja certo de que as pessoas vão falar bem do seu estabelecimento.

5. Pós-venda

Lembre-se de que, após uma refeição, seu cliente poderá compartilhar comentários ou fotos daquela refeição em suas redes sociais. Portanto, é interessante que você também esteja presente nessas redes para que eles possam interagir com o seu restaurante, seguir seus posts, etc. E, claro, registre isso no cardápio!

6. Crie nomes diferentes para os produtos

Crie nomes diferentes, que chamem a atenção, para os seus pratos. Uma opção é dar nomes que combinem com a proposta, a decoração e a identidade do seu restaurante. Isso facilita que seu cliente lembre o nome de suas refeições preferidas.

Para receber mais posts interessantes, não se esqueça de assinar nossa newsletter!

Recent Posts

Como fazer orçamento familiar? Siga nossas dicas

Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…

2 meses ago

Aprenda como fazer sorvete caseiro

Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…

3 meses ago

O que é cross-selling e como trabalhar a venda cruzada

Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…

3 meses ago

O que significa data de competência no fluxo do caixa?

Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…

3 meses ago

Como usar cobertura de chocolate em 9 opções deliciosas

Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…

3 meses ago

Inteligência artificial e automação na gastronomia

A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…

4 meses ago