Seja para tomar um café da manhã, seja para o lanche da tarde, muita gente frequenta a padaria diariamente.
Então, como as pessoas estão cada vez mais exigentes, é importante que você ofereça vários tipos de pães no seu estabelecimento, além dos populares. Assim, terá um diferencial que ajudará a atrair e fidelizar a clientela.
Quer conhecer os principais tipos de pães para vender em sua padaria? Continue a leitura e veja as opções que costumam encantar os consumidores!
Os pães de fermentação natural se popularizaram bastante nos últimos anos e conquistaram um público exigente. Eles são caracterizados por não apresentarem fermentos químicos em sua composição.
O sabor desse tipo de pão é único, e a sua fermentação se dá por meio do levain — um fermento feito à base de água e farinha. É por isso que se diz que é natural.
A principal diferença do pão integral em relação ao pão branco é que ele é feito por meio de farinhas não processadas. Portanto, costumam ser mais duros e escuros. Já no paladar, trazem notas de amargor provenientes dos cereais.
A farinha que não passa pelo processo de refinamento é mais saudável, já que traz uma quantidade maior de nutrientes. Apesar disso, um pão feito com farinha integral ou branca contém a mesma quantidade de calorias.
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
O pão escuro, como o próprio nome sugere, apresenta uma coloração amarronzada. No entanto, ao contrário do integral, pode ser feito de farinhas processadas. Em muitos casos, levam na massa ingredientes como cacau, café e melaço, que conferem no paladar notas tostadas.
Um dos tipos de pães mais conhecidos da França, o brioche é doce e leva gemas, leite e manteiga na receita original. Geralmente, é moldado com duas bolas de massa, sendo que a maior atua como uma base para a menor.
O pão brioche pode ser consumido no café da manhã e ser preparado com gotas de chocolate ou frutas incorporadas à massa.
A focaccia é um tipo de pão rústico feito com trigo. Pode ser moldado em círculos ou em retângulos achatados, com até 2 cm de espessura. É caracterizado por ter muita maciez e sua textura lembra a massa de pizza.
A receita original utiliza azeite, sal grosso e alecrim para aromatizar a focaccia. No entanto, é possível usar a massa como base para recheios de cebola, tomate, queijo e outras ervas aromáticas.
O clássico pão típico da Itália conhecido como ciabatta apresenta uma casca crocante e fina, miolo úmido, com alvéolos e aberto. É muito saboroso e com aroma marcante.
Esse tipo de pão é perfeito para o preparo de sanduíches e vai muito bem em aperitivos e entradas, acompanhado de patês e geleias.
Agora que você já conhece os principais tipos de pães, saiba que é importante aprender a receita de cada um para que eles saiam bem caprichados. Sendo assim, não deixe de estudar os ingredientes e o modo de preparo e lembre-se de variar nas opções de recheio.
Gostou do conteúdo e quer ficar por dentro de outras publicações? Basta nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…