Para começo de conversa, responda: você sabe no que consiste o mercado food service? Se o pensamento deu um nó, saiba desde já que é simples: sua função é se encarregar da produção de comida pronta para terceiros.
Se por um lado o conceito é direto, a prática não segue bem a mesma linha. Por ser um mercado bastante competitivo, é preciso ficar de olho nas tendências para não ficar para trás e se destacar perante a concorrência.
Quer saber o que está fazendo sucesso atualmente? Listamos as principais tendências no mercado food service e outras informações relevantes sobre o assunto. Acompanhe!
Conforme mencionado, o mercado food service consiste em empresas que preparam alimentos para o consumo fora de casa. É o caso de restaurantes, lanchonetes, food trucks, bares, bistrôs etc. A partir desses exemplos, fica mais fácil entender o conceito, certo?
Porém, esse nicho ainda vai além. Distribuidoras, atendentes e prestadores de serviço voltado para essa finalidade também fazem parte desse conceito. Afinal, todos eles se dedicam, cada um à sua maneira, a fornecer refeição aos consumidores.
Após entender do que se trata o mercado food service e a abrangência dele, é natural se perguntar por que trabalhar com ele. Trat-se de um segmento que cresceu mesmo com a crise econômica derivada da pandemia de Covid-19.
Por exemplo, a Abrasel afirma que empresas do ramo declararam lucro de 34%. Nesse contexto, a opção de delivery foi uma das que mais se destacaram, o que contribui para o surgimento de muitos deles durante o período pandêmico. Segundo outra pesquisa também da Abrasel, quase 90% dos restaurantes aderiram ao delivery nesse momento.
Contudo, assim como qualquer segmento, o mercado food service lida com determinados desafios. Por exemplo, é necessário se adequar às tendências e às necessidades dos clientes, as quais passaram por muitas modificações, especialmente com a pandemia.
Você já percebeu que trabalhar com o mercado food service pode render ótimos frutos. Porém, para isso, é preciso acompanhar as mudanças. A seguir, listamos as principais recomendações para iniciar um negócio nesse ramo:
Todo empreendimento precisa se manter atualizado a fim de se manterem relevantes no mercado. Conheça as principais tendências do mercado food service na sequência!
Responsabilidade
Comece prestando atenção na importância que o mundo vem dando a estabelecimentos socialmente responsáveis, espaços que focam o melhor uso de seus recursos, como água e energia elétrica — o que, simultaneamente, contribui para a economia de verbas.
E não podemos nos esquecer do descarte de resíduos, por exemplo, embalagens, sacos plásticos ou até mesmo restos de comida. Hoje em dia, é importante refletir sobre como tudo isso volta ao meio ambiente. Uma opção é investir na participação em algum programa de reciclagem.
Temáticas como essas se tornam mais discutidas a cada dia. Por isso, se o seu negócio negligencia essas questões, ele pode ter a reputação afetada. Por outro lado, ter posturas mais sustentáveis tende a agregar valor. O case da Natura é um grande exemplo desse tipo de posicionamento.
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Novas pesquisas surgem a todo momento e mudam a percepção que temos sobre vários alimentos, contribuindo para que parte das pessoas modifique os hábitos, passando a comer com mais consciência. Estamos falando sobre produtos integrais, cereais, grãos e alimentos com a chamada gordura boa, como é o caso do peixe.
Frutas e verduras, se possível orgânicas, também estão ganhando cada vez mais espaço nos olhos de um público aberto a pagar mais por essa qualidade. Logo, investir nisso e saber divulgar esses diferenciais do negócio são ações que podem oferecer um bom retorno.
Para muitos, o preparo dos alimentos é visto como uma arte. Por isso, querem efetivamente ver a comida sendo preparada, acompanhando todo o processo. Estamos falando aqui de cozinhas expostas ou até mesmo de ambientes com cozinhas integradas, como o modelo de cozinha americana, onde o cozinheiro prepara a refeição na frente do cliente.
Se essa opção não for possível, avalie a possibilidade de registrar a preparação com vídeos e fotos e usar o conteúdo nas redes sociais. Essa é uma maneira de estimular o relacionamento com o público mesmo quando ele não estiver no seu estabelecimento.
Ainda em relação ao preparo, é preciso nos lembrarmos também da personalização dos alimentos. Por que não preparar uma refeição com a cara do seu cliente? A alteração dos pratos para potencializar a experiência gastronômica é sempre uma boa ideia!
Harmonizar diferentes alimentos a fim de que eles criem uma verdadeira experiência sensorial também é uma arte cada vez mais valorizada. Nesse quesito, entra a combinação de vinhos com queijos, cervejas de trigo com peixes, cervejas do tipo Strong Ale com carne de porco e diversas outras possibilidades de combinação.
Como são praticamente infinitas as variações, o consumidor não precisa ter todas as informações, contando com o estabelecimento para surpreendê-lo e, mais uma vez, potencializar a experiência.
Apesar de ser grande a expansão do número de franquias de restaurantes considerados como de massa, vale ressaltar que esse é um modelo com vantagens e desvantagens. Já adiantando, podemos dizer que o maior desafio está em encontrar uma equipe de profissionais que siga à risca as normas e os processos estabelecidos pelo franqueador.
Superando esse obstáculo e criando um time campeão, está aí uma boa opção para quem deseja entrar no mercado food service. E se você apostasse em uma franquia de food truck que está super em alta?
Entendeu do que se trata o mercado food service e como se adaptar às tendências desse negócio? Colocar as informações em prática será fundamental para o crescimento do setor e o alcance de melhores resultados.
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