O trigo é um alimento muito prático e cheio de variações. São diversas espécies existentes e maior ainda é quantidade de preparações para fazer com as farinhas produzidas. No entanto, enquanto farinha de trigo para salgados é uma, a para massas de macarrão é outra.
Sendo assim, é essencial conhecer suas variações e entender quais as diferenças entre elas para fazer uso correto e garantir um bom resultado dos produtos.
Quer entender mais a respeito? Venha conosco!
Antes de conhecer os tipos mais comuns de farinha, é essencial que você entenda como é a estrutura dos grãos de trigo. Eles são divididos em 3 partes principais, cada uma com suas características. Confira!
É a mais encontrada no mercado. Feita a partir do endosperma bem moído de dois tipos de trigo: o duro e o mole. Por isso, é considerada uma fonte de proteínas e tem um sabor leve.
Por ser rica em glúten (a proteína presente no trigo), é ótima para a fabricação de pães, bem como outros produtos da confeitaria e panificação. Além disso, existem variações dentro dela, como a farinha branca com fermento.
É um tipo mais completo. Apresenta proteínas, fibras e vitaminas em sua composição, pois é feita com o grão inteiro, ou seja, utiliza o farelo, endosperma e gérmen. Apesar de passar pela moagem, ela acaba não sendo tão leve quando a farinha branca.
É uma alternativa muito mais saudável, mas mais difícil de se trabalhar, afinal, é bem pesada em comparação à farinha comum que estamos acostumados a comer.
A farinha de semolina é feita com o endosperma de um tipo específico de trigo, o Triticum durum.
Ele é moído grosseiramente, o que faz com que o resultado seja mais pesado e até mesmo amarelado. Apesar disso, é altamente indicada para fabricar cuscuz e massa de macarrão.
No Brasil, as farinhas de trigo são classificadas em 3 tipos pelo Ministério da Agricultura, de acordo com a Instrução Normativa 8/2005:
Portanto, a escolha do tipo de trigo depende somente da finalidade para a qual será utilizada. No caso da farinha de trigo para salgados, o ideal é utilizar a branca Tipo 1.
Só não se esqueça: não só a classificação influencia no resultado, como também a marca e procedência do ingrediente que você utilizará nas preparações. Por isso, fique sempre atento à qualidade do produto.
Gostou de saber sobre os tipos de farinha de trigo e seus respectivos usos? Aproveita já para conhecer o site da Nova Safra e conferir os produtos e serviços que temos para você!
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…