O chocolate é famoso no mundo todo e conhecido em três variações: ao leite, amargo e branco. No entanto, após alguns anos de pesquisas, uma novidade acaba de chegar ao mercado com o nome de chocolate ruby, ou seja, a quarta versão de um dos ingredientes mais usados na gastronomia.
A curiosidade em torno do chocolate ruby começa pelo fato de que sua cor é bem diferente das outras três versões. Com uma tonalidade naturalmente rosa, o produto é desenvolvido a partir de um cacau específico encontrado na Costa do Marfim, na África, e em outros dois países sul-americanos, que são o Brasil e o Equador.
E para você ficar por dentro dessa novidade, abaixo explicamos a origem do chocolate ruby, sua história e características que o tornam especial. Confira!
O mais novo chocolate do mercado não foi descoberto por acaso, pelo contrário, é fruto de cerca de dez anos de pesquisas entre a empresa belga Barry Callebaut e uma universidade da Alemanha. Mas, apesar de terem anunciado a descoberta e alguns produtos já serem comercializados com a novidade, os segredos da produção do chocolate ruby são mantidos em sigilo.
O que se sabe, até então, é que sua produção é feita a partir de amêndoas roxas presentes no cacau. Outro ponto interessante é que, essa é considerada uma das descobertas mais importantes no mundo do chocolate nas últimas oito décadas! Em 2018, os consumidores tiveram acesso pela primeira vez a ele e, nos próximos anos, o produto promete ser uma sensação, especialmente entre os mais jovens.
De acordo com a própria empresa Barry Callebaut, o chocolate ruby é fabricado sem a adição de corantes ou aromatizantes de frutas. No mínimo, sua composição contém 47% de cacau e 26% de leite. E, além da cor rosa, suas principais características são o intenso sabor frutado, combinado com notas frescas e leve acidez.
Por conta dessas características únicas, o ruby já vem sendo bem recebido entre confeiteiros e chefs, que agora têm à disposição mais um ingrediente inovador para a composição de sobremesas e outros pratos. Quem já provou garante que o chocolate é bem cremoso, com um toque de frutas e acidez.
O produto já pode ser encontrado em várias lojas na Bélgica e também no Japão. No Brasil, ele foi lançado em uma edição limitada do KitKat, um dos produtos mais famosos da Nestlé. Hoje, o chocolate ruby ainda é novidade, no entanto, o ano de 2019 promete ser muito interessante para as vendas do produto.
Inclusive, inúmeras receitas já foram testadas e aprovadas com o chocolate, como marshmallow, bettercreme, waffle, tabletes com diferentes combinações de frutas e bombons, por exemplo. Ou seja, para quem trabalha na área de gastronomia é uma excelente alternativa de matéria-prima que poderá ajudar a aquecer as vendas, principalmente, nas datas especiais como Dia das Mães e Dia dos Namorados.
E se você gostou de conhecer o chocolate ruby, aproveite também para conferir o post que já fizemos sobre o melhor chocolate para confeitar!
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…