Já ouviu falar da shiny buttercream e glossy buttercream? São duas novas técnicas de cobertura em confeitaria que estão dando o que falar. Isso porque elas apresentam novas possibilidades ao já famoso creme de manteiga, muito usado para a cobertura de bolos e cupcakes.
Neste texto, vamos falar sobre as diferenças entre as duas técnicas, de suas vantagens e, é claro, garantir duas ótimas receitas para você testar já na confeitaria. Preparado para dar um novo toque de beleza e sabor aos seus doces? Então, continue lendo e coloque em prática já!
Todo bom confeiteiro sabe trabalhar com o buttercream, o creme de manteiga usado para fazer a cobertura de doces e bolos. Mas duas novas técnicas estão revolucionando essas possibilidades.
Estamos falando de shiny buttercream e glossy buttercream. O primeiro a surgir foi o glossy, na Coreia, com a empresa G.G. Cakraft. Ele chamou atenção por seu efeito transparente, brilhante (glossy) e que dá um efeito mais realista aos elementos esculpidos com ele.
Com a chegada do glossy, vieram também os chamado ‘flower cakes’, ou bolos floridos. Isso porque as flores feitas com ele ganham um aspecto muito natural, são comestíveis e resistem à altas temperaturas.
Na sequência, veio o shiny buttercream que, como nome sugere, chama atenção por seu brilho, e é também conhecido como glacê brilhante.
De olho nessas vantagens, vamos ver agora como fazer cada um dos cremes e quais os truques para obter os melhores resultados e as consistências perfeitas.
Para preparar o creme brilhante, e que resiste à altas temperaturas sem derreter, você vai precisar de:
Modo de fazer:
Comece misturando 300g de açúcar com a água, e leve ao fogo até atingir 120º. Bata as claras com os 60g de açúcar na batedeira, até que a mistura adquira um ponto firme.
Acrescente na batedeira, aos poucos, a calda de açúcar. Misture bem, e leve o creme à geladeira por 30 minutos.
Por fim, adicione a manteiga e leve à batedeira até atingir um ponto de creme homogêneo e firme. Se quiser, adicione 1 colher de essência para dar sabor, ou corante de sua preferência, para fazer suas esculturas.
Agora, se seu objetivo é conseguir uma cobertura brilhante e perfeita, anote a receita do shiny:
Modo de fazer:
Deixe a manteiga fora da geladeira por 10 minutos antes de iniciar a receita, para que não fique tão dura. Corte-a em cubos.
Com uma colher, misture o açúcar e o chantilly gelado até formar um creme homogêneo. Ligue a batedeira em velocidade baixa e acrescente a manteiga ao creme de chantilly e açúcar, aos poucos.
Vá aumentando a velocidade da batedeira gradualmente, de forma que ela fique por 5 minutos nesse processo — ou até ficar firme. O creme solta da batedeira e não fica nada líquido. A superfície deve ficar bem lisa para você poder trabalhar.
Apesar de usarem poucos ingredientes, tanto o shiny quanto o glossy têm alguns truques para atingir o ponto ideal de textura. Assim, os confeiteiros poderão trabalhar e extrair deles as maravilhas que podem oferecer aos seus doces. Confira alguns:
Tanto o shiny quanto o glossy buttercream são texturas bonitas, suaves e muito fáceis de trabalhar. Mesmo para confeiteiros menos experientes, esse tipo de creme facilita a decoração porque não muda o seu ponto facilmente e chama atenção por dar um ar realista e brilhante às coberturas.
Eles podem ser usados para fazer estruturas de decoração lisas, com efeito bordado e que permite a mistura de corantes para obtenção de tons ou efeitos coloridos. A imaginação é o limite!
Como vimos, shiny buttercream e glossy buttercream são duas tendências em confeitaria que revisitam com muito mais qualidade e possibilidades o antigo creme de manteiga para cobertura de bolos e doces. Eles oferecem textura consistente, brilho único e, no caso do glossy, um belo efeito realista nas estruturas que esculpe.
Outra vantagem é o fato de durarem até três dias na geladeira e resistirem muito bem fora dela. Ou seja, o sonho de qualquer confeiteiro!
Agora que você já sabe tudo sobre shiny buttercream e glossy buttercream, que tal curtir a nossa página no Facebook?
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…