Uma das formas de aumentar o faturamento de um estabelecimento do ramo alimentício ocorre por meio do serviço delivery. O delivery nada mais é que a entrega em domicílio. Algumas empresas alimentícias, atualmente, trabalham com foco 100% nesse tipo de serviço, dispensando espaço físico para que clientes comprem no local — por exemplo, muitos autônomos que lidam com confeitaria e chocolates funcionam dessa maneira.
O serviço delivery se mostra muito lucrativo, pois independentemente do tamanho da cidade ou da situação socioeconômica das pessoas, em algum momento elas desejarão relaxar e receber uma comida pronta para comer e quentinha. Vamos fazer um panorama sobre esse tipo de serviço?
O serviço delivery tem a capacidade de aumentar o faturamento de sua empresa. Todos os esforços praticados para colocar esse tipo de serviço em funcionamento acabam impactando o negócio de modo geral, principalmente no que se refere à visibilidade na internet — ranking de SEO, reputação online e redes sociais.
A implantação do serviço delivery implica alguns desafios. Se dentro do seu restaurante ou lanchonete as operações já estão estabelecidas, os pedidos que são feitos para entrega podem impactar a velocidade de preparo na hora de servir os demais clientes presentes no local. Por esse motivo, é importante que haja um planejamento antes da implantação. Seria necessário criar uma área especial só para isso? Contratação de novos funcionários para suprir a demanda?
O serviço de entrega pode ser próprio ou terceirizado. Quando for próprio, o seu negócio precisará de um veículo com seguro, entregadores confiáveis e meios de pagamento que vão até o cliente — uma máquina de cartão, por exemplo. Dependendo da sua região de atuação, até mesmo uma bicicleta pode ser utilizada para as entregas.
Quando se implanta um serviço delivery, é necessário ter muita cautela. As entregas podem ser feitas para a vizinhança, limitando inicialmente os pedidos a um período mais curto do dia. O raio de entrega deve ser planejado com antecedência, assim como os itens que serão incluídos no serviço delivery. Tenha noção de que alguns alimentos são fáceis de transportar e outros não.
As metas e os objetivos do serviço delivery são:
O serviço delivery pede que você tenha um método de encomendas apropriado. Entre as opções, você pode oferecer o serviço por meio de pedidos via site, telefone e utilizar um sistema terceirizado de pedidos, como Ifood ou RestauranteWeb. Veja sobre os métodos mais comuns para que o seu negócio receba pedidos para delivery:
Forma mais comum de anotar pedidos para entrega. Sua acessibilidade a torna prática e eficiente.
Além de receber ligações, é possível atuar com os pedidos via aplicativos de texto como WhatsApp, Telegram, Messenger e outros mais. Aumenta a preferência por esse tipo de serviço, pois muitos clientes preferem digitar a ligar.
Os pedidos online costumam ser mais eficientes, além de proporcionar comodidade a quem está solicitando. O pagamento também pode ser feito por meio das plataformas online, evitando que o entregador ande sempre com dinheiro ou máquina de cartão — o que garante um maior nível de segurança.
O serviço delivery necessita de precisão em todas as etapas. Por esse motivo, você precisa fazer um bom planejamento para garantir que o serviço seja de excelência. Procure fazer tudo certo desde o começo, tendo um sistema para anotar corretamente os pedidos, cuidando dos detalhes durante a preparação, conferindo tudo antes da viagem e até mesmo se preocupando com o troco do entregador.
Quer aprender mais sobre o assunto? Que tal aprender como divulgar seus produtos sem precisar bater de porta em porta? Acesse e leia o post completo.
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…