Waiter serving pizza to a group of friends
Um dos desejos de todo negócio é garantir que a satisfação do cliente seja atendida com sucesso. No ramo alimentício não é diferente, já que trabalha diretamente com o público. É comum haver reclamações, mas não se preocupe: elas apenas indicam em que o atendimento está errando e como precisa melhorar.
Neste conteúdo, vamos mostrar como proceder e contornar essa situação. Afinal, um cliente insatisfeito pode comprometer a imagem de um estabelecimento com o boca a boca ou pelo poder de voz que as redes sociais e sites de reclamações proporcionam. Por isso, é primordial saber lidar com o público de forma eficaz.
A seguir, listaremos algumas dicas importantes de postura e estratégia para garantir a satisfação do cliente. Tenha uma ótima leitura!
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
O atraso na entrega do pedido é uma das principais reclamações em pizzarias e hamburguerias. Isso acontece porque é comum esses estabelecimentos quererem passar a ideia de agilidade a fim de não perder o cliente, mas ultrapassarem o prazo.
Essa não é a melhor maneira de satisfazê-lo. Por isso, seja realista e transparente, além de melhorar os seus processos internos, a capacidade de produção e a frota de entregadores, caso tenha. Se não tiver, busque providenciar, já que os pedidos em domicílio são uma verdadeira tendência no mercado.
O cliente saberá esperar um pouco a mais para ter um alimento de qualidade e que supere suas expectativas se ele tiver a informação precisa sobre o prazo de entrega, principalmente em relação ao delivery. Assim, não fique com medo de estipular um tempo de 40 minutos, por exemplo, pois o cliente estará preparado e ficará satisfeito se o pedido chegar dentro desse período.
É preciso ter uma boa comunicação para conquistar a satisfação do cliente. As falhas nesse processo podem gerar confusões entre funcionários e consumidores, assim como prejuízos para a empresa. Por isso, é importante que as informações do cardápio sejam apresentadas de forma simples tanto no estabelecimento físico quanto na conversa com o atendente ou pedido no aplicativo.
Algumas pizzarias, por exemplo, confundem a cabeça da clientela ao cobrar adicional por sabores especiais ou nos famosos “meio a meio”. Ninguém quer fazer conta para saber o valor final da pizza, não é? Então, seja claro. Isso vale também para promoções.
Já imaginou se um de seus funcionários começa a discutir com o cliente? Seria um grande transtorno — ainda mais com a abertura que as redes sociais deram para compartilhar pensamentos e críticas. Para evitar esse tipo de situação, é fundamental treinar a sua equipe desde os atendentes até os entregadores.
Faça com que todos saibam os processos da empresa, a cultura interna, as opções do cardápio e como tratar os consumidores da melhor forma possível. É preciso cordialidade e prontidão para manter os níveis de exigência e resolver os possíveis problemas rapidamente. Em caso de dúvidas, os funcionários podem recorrer ao gerente do estabelecimento.
A melhor forma de manter a clientela satisfeita, evitar reclamações e fidelizá-la é oferecendo produtos de excelência. Sendo assim, atente à qualidade dos ingredientes, conte com fornecedores de confiança e tenha um processo padronizado de produção. Além disso, a boa aparência e a apresentação do pedido são peças-chave na conquista.
Falando nisso, como você costuma preparar e entregar seus produtos? A embalagem é parte desse processo, devendo atender às necessidades do cliente. Ir a uma hamburgueria e comer um sanduíche que espalha molho para todo lado não é uma boa experiência, ou seja, é preciso investir em um envoltório capaz de facilitar o consumo e manter a estrutura do alimento, caso seja transportado.
Vale lembrar que os problemas com reclamações são normais nos ambientes de food service e até contribuem para o crescimento de sua pizzaria ou hamburgueria, mas o diferencial está em como você resolverá esses contratempos para garantir a satisfação dos clientes.
Outro tipo de reclamação que vem surgindo com frequência é a ausência de alimentos sem origem animal em alguns estabelecimentos. Por isso, aproveite a visita no blog e saiba como aproveitar a tendência do hambúrguer vegano para vender mais!
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…