Independentemente do segmento de atuação, a satisfação do seu público-alvo é um dos fatores mais determinantes para o sucesso do seu empreendimento. Não importa se você é proprietário de um estabelecimento de grande porte, como uma das padarias mais conhecidas da cidade, ou se está iniciando no ramo alimentício, atuando, por exemplo, com a venda de doces e bolos “gourmetizados” e preparados em casa.
O fato é que as suas chances de expansão e de sucesso são diretamente proporcionais ao nível de contentamento daqueles que consomem os seus produtos e têm a chance de avaliar o serviço que é prestado, como a rapidez no atendimento, a celeridade na entrega, a cordialidade e a agilidade para solucionar inconvenientes. No entanto, no ramo de food service, como esse aspecto pode ser mais facilmente avaliado?
Você já ouviu falar sobre a pesquisa de satisfação? Se esse ainda não é um tema de total domínio, continue a leitura deste post e entenda não apenas por que é válido implementá-la, mas também, como fazê-lo. Boa leitura!
Reflita conosco: atualmente, como você é capaz de avaliar se as suas estratégias de vendas vêm sendo efetivas? De que maneira você consegue saber se os produtos que tem comercializado estão agradando o seu público-alvo?
Se você teve dificuldade de responder aos questionamentos levantados acima, saiba que o caminho para tornar viáveis a coleta e análise de todos esses pontos é a pesquisa de satisfação. Basicamente, ela é uma ferramenta que tem o propósito de quantificar o nível de contentamento dos seus clientes, levando em consideração toda a sua experiência com o negócio.
Desse modo, com o resultado em mãos, você tem a chance de identificar o que não vai bem na perspectiva do consumidor e pode ser melhorado, além de reconhecer em que vem acertando e o que tem contribuído para a fidelização dos compradores. Isso é interessante porque, na maior parte das vezes, o olhar de quem está dentro do empreendimento pode não alcançar algumas falhas cometidas, nem reconhecer alguns pontos fortes e possíveis oportunidades de crescimento.
As estratégias podem ser mais simples do que você imagina. Confira.
O primeiro passo é estabelecer o seu propósito por trás da implementação de uma pesquisa de satisfação. Então, pergunte a si mesmo: “em relação a quais aspectos eu quero avaliar o nível de contentamento do meu público?”.
A definição da finalidade é primordial para que o foco não seja perdido ao longo do processo. Além disso, esse primeiro estágio ajudará a não coletar opiniões que não tenham relação com o que, de fato, você gostaria de analisar.
A depender do porte do seu empreendimento, será difícil considerar a opinião de todos os consumidores. Sendo assim, uma boa alternativa é fazer um “recorte” do público, delimitando o número de clientes que serão consultados.
No momento de estruturação da pesquisa, você precisa definir o caráter e a quantidade de perguntas que a comporão. Você já decidiu, por exemplo, se ela será qualitativa, quantitativa ou híbrida? A escala de respostas já foi pensada?
Todos esses aspectos são importantes, e é necessário manter em mente que os questionamentos devem ser objetivos e claros, sem deixar margem para equívocos. Logo, ao estruturá-la, busque tornar a interpretação tão fácil quanto possível para os respondentes.
Como você pôde ver, uma pesquisa de satisfação não apenas representa um instrumento capaz de estreitar a relação do empreendimento com o público, mas também, pode ser um meio de identificar quais pontos merecem maior atenção e precisam ser melhorados. Da mesma forma, você ainda é capaz de verificar aqueles que têm gerado bons resultados e que merecem ser potencializados ou expandidos.
E então? Este conteúdo serviu como um pontapé inicial para que você formule a sua própria pesquisa de satisfação e, a partir dela, implemente as melhorias necessárias? Deixe um comentário sobre o tema e contribua com a sua experiência na aplicação dessa ferramenta!
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…