Mexer com confeitaria é muito prazeroso e aprender a produzir os alimentos que tornam a nossa vida mais doce é mais gostoso ainda!
Dentre os vários ingredientes utilizados na produção do doce o açúcar é o mais importante de todos eles, pois é o responsável pelo principal sabor do prato. Você sabia que ele pode ser encontrado nas mais diversas texturas, versões e sabores? No post de hoje vamos explicar qual a utilidade de alguns açúcares na produção dos doces! Confira!
Este é o açúcar simples e padrão, aquele bem branquinho e fininho. Como ele é extremamente processado, sua dissolução em misturas é bastante rápida, tornando este tipo de açúcar o favorito para adoçar bolos e doces, além de bebidas.
É o açúcar puro em cristais. É de difícil dissolução e, por isto, costuma se depositar em fundos de recipientes e não se mistura bem às massas. Apesar disto, é a versão mais barata dos açúcares e é utilizado bastante em receitas de confeitaria feita nas residências.
Sabe a rapadura? Pois é, o açúcar mascavo é praticamente uma rapadura em formato de cristais. Ele tem o sabor mais forte e é mais úmido do que sua versão refinada, pois passa por uma menor quantidade de processos, deixando-o mais puro. Ele também é mais nutritivo e menos calórico. É uma excelente opção para o preparo de doces integrais ou com frutas.
Se você não imaginava que era possível encontrar um açúcar mais fino que o refinado, é porque você ainda não trabalhou com o açúcar de confeiteiro. Por esta característica, ele é utilizado para a produção de coberturas, glacês e merengues e dispensado de receitas mais simples devido a seu sabor muito doce.
O açúcar light, como o próprio nome diz, é mais “leve” que o açúcar padrão, pois ele não é um açúcar puro refinado e sim uma mistura deste açúcar com adoçantes. Mas isso não quer dizer que este açúcar é menos doce que os outros, muito pelo contrário, o sabor do light é mais intenso do que os açúcares comuns. Por isso, atente-se às receitas utilizando este ingrediente!
Como qualquer outro alimento orgânico, este açúcar é o único que não recebe a utilização de ingredientes artificiais em sua preparação e, por este motivo, é muito mais caro do que os demais. Pode ser encontrado na versão cristal ou dourado, e utilizado nas mais diversas receitas. Seu sabor é muito similar ao açúcar refinado ou cristal.
Esta versão do açúcar é similar, nutricionalmente e em sabor, ao refinado, porém encontrado em cristais grandes ou pequenos. É bastante utilizado para fazer caldas transparentes de doces ou para enfeitar docinhos de festa.
Este é o açúcar cristal ou granulado que recebeu coloração com o uso de corantes alimentícios. Seu uso é exclusivamente decorativo para bolos, doces de festa ou biscoito e seu sabor é similar ao do açúcar cristal.
É um dos tipos de açúcares mais caros encontrados no mercado. Seus grãos são grandes e melados por serem a primeira extração da cana-de-açúcar e não recebem nenhum tipo de tratamento industrial. Graças a esta textura firme, ele não se dissolve facilmente, tornando-o pouco utilizado em sucos e receitas muito doces, mas são ideais para fazer pães e biscoitos integrais.
E você, já conhecia todos estes tipos de açúcares? Já utilizou algum em suas receitas? Compartilhe com a gente a suas preferências e opiniões! Até a próxima!
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…