Os óleos são fundamentais para alimentação humana. Eles são fontes de ácidos graxos e ajudam no transporte de diferentes vitaminas — como A, D, E e K —, além de acrescentarem sabor aos mais diversos alimentos e receitas.
Os óleos vegetais são aqueles extraídos das plantas e costumam ser mais saudáveis que os de origem animal. O óleo de palma e de algodão são dois exemplos e é sobre eles que falaremos neste post.
Conheça as particularidades e os benefícios de cada um!
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
Ainda que os dois sejam óleos de origem vegetal — e, por isso, compartilhem algumas características —, óleo de palma e de algodão têm propriedades e usabilidades distintas. Conheça algumas delas a seguir.
Esse é o óleo vegetal mais consumido no mundo. O estado do Pará é responsável por 85% da produção do Brasil. Na indústria alimentícia, é facilmente encontrado em margarinas, sorvetes e bolachas.
Também conhecido como óleo de dendê, esse produto apresenta as mesmas proporções de gorduras saturadas e insaturadas. Essa característica faz com que ele fique sólido em temperatura ambiente.
No entanto, ele não consegue manter suas principais propriedades quando entra em contato com temperaturas muito altas, o que geralmente acontece na cozinha.
Enquanto o óleo de palma apresenta tanto gorduras saturadas quanto insaturadas em torno dos 50%, o de algodão costuma trazer uma proporção de 30% para 70%.
Extraído do caroço do algodão, ele é principalmente encontrado com uma coloração dourada e, às vezes, avermelhada.
Seu sabor é forte e chega a ser semelhante ao da castanha. Outra grande diferença em relação ao óleo de palma, especialmente para quem cozinha, é que ele costuma resistir bem às variações de temperatura.
No setor alimentício, é especialmente empregado em óleos e molhos para saladas, assim como em maioneses. Também é possível encontrá-lo em itens farmacêuticos e cosméticos.
Agora que você entende mais sobre cada um desses óleos vegetais, fique por dentro também dos benefícios que eles podem trazer à saúde quando usados com moderação.
O óleo de palma é especialmente rico em vitamina E e ácidos graxos saturados. Ele pode trazer benefícios para a saúde da pele. Também conta com tocoferóis e tocotrienóis, substâncias que têm características antioxidantes.
O óleo de algodão também traz ácidos graxos e tocoferóis em sua composição. Além disso, o seu consumo fornece ômega 6, substância que contribui para a diminuição do LDL, o chamado mau colesterol.
Seja óleo de palma ou de algodão o seu escolhido, é importante reforçar a necessidade do uso moderado desses condimentos. Como você viu, eles podem ser benéficos, sim, à saúde, além de trazerem um sabor especial aos seus pratos. Porém, quando em excesso, podem desencadear doenças cardiovasculares e complicações dermatológicas.
Também é importante escolher fornecedores que sejam confiáveis e garantam produtos de qualidade. Agora que já está pronto para escolher, conheça o site da Nova Safra! Temos tudo o que você precisa e muito mais.
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…