Você preparou algumas delícias fritas e sobrou uma quantidade considerável de gordura vegetal na panela. E agora? Sabe o que fazer com o restante desse produto? Muitas pessoas costumam jogar no vaso sanitário, no lixo ou no ralo da pia, livrando-se dessas sobras de forma rápida. No entanto, essa atitude pode impactar diretamente em encanamentos e na poluição da água.
Ao descer pelo ralo, a gordura passa pela rede de esgoto e pode entupir as tubulações, contaminando a água. Cada litro de óleo despejado no esgoto tem a capacidade de poluir 20 mil litros de água potável. Portanto, a sua reciclagem é uma ótima opção para evitar danos ao meio ambiente.
Neste post, vamos apresentar algumas dicas para você reutilizar a gordura vegetal de forma prática e saudável. Confira!
Uma forma simples de reutilizar o óleo é fazer sabão caseiro. A melhor parte é que você poderá usar o sabão produzido na limpeza de sua casa ou restaurante. A receita é bem fácil e em poucos passos você consegue dar uma nova utilidade à gordura.
Outra boa opção é fazer velas decorativas, que embelezam e aromatizam o ambiente. Para o preparo, são necessários alguns materiais que podem ser facilmente encontrados.
O óleo diesel protege o meio ambiente e é um combustível para veículos. Ele reduz as emissões de gás carbônico e polui menos que os combustíveis à base de petróleo. Outra boa notícia: é possível reutilizar a gordura vegetal na produção desse biocombustível.
A produção de óleo diesel exige experiência, pois o processo é bastante complexo. Então, você pode entregar o óleo usado a empresas que são especialistas nesse tipo de procedimento. Com isso, além de dar à gordura um destino final de forma correta, você contribuirá para um meio ambiente mais sustentável.
Após a utilização do óleo, você pode armazená-lo em garrafas pet e levá-lo a ONGs ou a empresas especializadas que realizam coleta seletiva. A quantidade armazenada de gordura pode variar de acordo com o lugar em que você for realizar o descarte.
Pesquise sobre o local para saber quantos litros são necessários para a entrega. O descarte correto é usado para a produção de tintas a óleo, sabão, massa de vidraceiros, entre outros.
Como foi visto, o óleo de cozinha, se descartado de forma incorreta, pode trazer sérios prejuízos para o meio ambiente. Entretanto, antes de reutilizá-lo, é preciso saber a hora certa de trocá-lo.
Assim, você deve observar a aparência do alimento frito. Se estiver com cor escura, cheiro rançoso, aparência menos atrativa, gosto ruim e encharcado de óleo, troque a gordura vegetal imediatamente e faça a sua reutilização. Esse processo é essencial tanto para a sua saúde quanto à do meio ambiente.
Gostou deste conteúdo e quer saber mais? Então, assine a nossa newsletter!
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…