Quem é dono de restaurante sabe que o desperdício de alimentos é uma realidade. Ainda assim, embora a prática seja comum, não podemos aceitá-la com naturalidade — principalmente porque ela representa também um gasto de dinheiro. Por essas e outras, deve ser combatida sempre que possível.
A boa notícia é que existem alternativas para lidar com essa realidade. Se você está no time que quer aprender como evitar o desperdício, então este post foi feito para você. Vamos juntos nessa?
Você já parou para analisar o que representa maior quantidade de perda para o seu restaurante? É bom lembrar que quando estamos tratando do desperdício de alimentos, pode ser que ele aconteça na hora do preparo, nas sobras do que foi servido ou até mesmo no que fica no prato do seu cliente.
O primeiro ponto é começar a mapear onde eles acontecem de forma mais grave e tentar atacá-los. Essa é uma ótima medida paliativa e representa os principais “vilões” dos gastos desnecessários.
Quando o assunto é desperdício de alimentos, não tem como fugir: precisará envolver seu time (por menor que seja) nessa missão também. Os colaboradores devem entender a importância dessa prática e estarem devidamente conscientizados para que você consiga atingir os resultados esperados. Acredite: o conhecimento é o primeiro passo para fazer com que todos participem.
Outra dica também é estabelecer metas, pois fica bem mais fácil fazer com que eles controlem a quantidade de comida desperdiçada. Caso consiga, tente atrelar uma premiação para os mais engajados, já que essa é uma ótima maneira de ter resultados ainda melhores.
Quem quer realmente combater a sobra de alimentos precisa se envolver com o controle da demanda. Gaste algum tempo planejando quanto de cada alimento você realmente precisa para que seu restaurante opere bem.
Isso pode até parecer muito trabalhoso e sem sentido, mas fará com que você compre a quantidade aproximada do que é realmente necessário — evitando, assim, o desperdício de alimentos.
É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre como um controle de estoque é importante, mas talvez nunca tenha se atentado ao fato de que ele deve ser feito regularmente. É isso mesmo: por mais difícil que possa parecer, não adianta muito ter a visão do seu estoque de 3 meses atrás.
Por isso, seja engajado na tarefa de fazer um inventário regular. Essa é a melhor forma de repor os produtos na hora certa, ter um controle da data de vencimento de muitos produtos e várias outras atividades que colaboram com a meta de evitar o desperdício de alimentos.
Antes de sair descartando as sobras, veja o que esse desperdício pode ensinar. Se o seu restaurante é de comidas à la carte, por exemplo, então pode ser que as porções estejam muito grandes. O lixo pode funcionar para quem quer aprender a reduzir as sobras.
Agora que você já sabe como combater o desperdício de alimentos nos restaurantes, não deixe de incorporar alguma (ou várias) delas na sua rotina. Lembre-se: além de reduzir as sobras, você também acaba combatendo os gastos desnecessários.
Para saber mais sobre como cuidar do seu restaurante, aproveite e leia o nosso texto que discute como o marketing pode ajudar a bombar seu negócio. Nos encontramos por lá!
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…