A pizzaria é um dos modelos de negócio mais populares e tradicionais quando falamos em empresas de alimentação e, talvez por isso mesmo, seja também um dos favoritos entre empreendedores de primeira viagem. Entretanto, sempre que falamos sobre pizza, uma das primeiras perguntas que nos vêm à mente é: foi feita no forno a lenha?
Antes de respondermos a essa pergunta, vamos conhecer um pouco mais sobre esse tipo de equipamento, suas principais vantagens e desvantagens e o que você deve levar em consideração antes de escolher se vai ou não adotar essa técnica no seu restaurante. Confira!
Durante a maior parte de nossa história, a humanidade utilizou do poder das chamas para cozinhar seus alimentos, diretamente sobre o fogo ou com o uso de utensílios de barro ou de metal.
Esse fogo, até pouco tempo, era obtido e mantido com o uso de toras de madeira, galhos e gravetos, aproximando-se muito mais de um forno a lenha que de um fogão a gás, por exemplo. Assim, podemos dizer que o uso de lenha respeita uma tradição milenar que perdurou até o século XX.
O forno a lenha que vemos hoje nas pizzarias de todo o mundo é feito de alvenaria, geralmente com pedras refratárias que ajudam a manter o calor em seu interior. Possui uma entrada lateral, por onde entram as pizzas e pães, e uma chaminé para exaustão da fumaça. O forneador (profissional que opera o forno) coloca a lenha em um canto do forno, de onde o calor será propagado de maneira uniforme.
Apesar de rústico, o forno a lenha requer habilidade e precisão em seu manuseio e apresenta vantagens e desvantagens que veremos a seguir.
Algumas das principais vantagens de se usar o forno a lenha em sua pizzaria são:
Obviamente, apesar de apresentar grandes vantagens, o forno a lenha também possui aspectos negativos, que são:
Então, tirou suas dúvidas sobre o forno a lenha? Já decidiu qual a melhor opção para o seu negócio? Aproveite para conhecer nossa linha de produtos para pizzaria e tenha os melhores insumos do mercado!
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…