Quer coisa mais gostosa que sorvete? Ele é tão popular que atinge as mais diversas classes, grupos sociais e idades. Por essas e outras, entre as opções de negócio, abrir uma sorveteria é uma das mais atraentes.
Convenhamos: independentemente da crise, todo mundo gosta de tomar um sorvete depois do almoço ou nos fins de semana com a família — principalmente nos períodos mais quentes.
Para escolher com confiança, veja, a seguir, alguns aspectos que devem ser considerados ao decidir investir em um empreendimento desses. Vamos nessa?
Um dos principais erros cometidos pelos empreendedores é não conhecer o negócio com a profundidade necessária. Além de impedir melhorias, ainda pode trazer dificuldades para tocar a empresa.
Para não cair nesse erro, busque todo o conhecimento necessário antes de abrir uma sorveteria. Estude a atividade, tire possíveis dúvidas, converse com outros empresários do ramo e esteja preparado. Assim, você fica por dentro dos tipos de clientes, fornecedores e vários outros detalhes.
Enquanto estiver se informando sobre as particularidades do segmento, conheça, mapeie e avalie como enfrentar as dificuldades encontradas. Esse detalhe pode parecer pouco significativo, mas faz uma diferença e tanto quando as adversidades começam a aparecer.
Abrir uma empresa envolve certa burocracia. Você precisa se preparar para formalizar tudo e isso envolve consultar a prefeitura, pensar em um nome para o empreendimento, registrar-se no Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas (CNPJ), conseguir um alvará e vários outros detalhes.
É claro que isso soa como muito trabalho (e pode até ser!), mas formalizar a sorveteria é a melhor forma de se resguardar judicialmente e ficar livre de muitas dores de cabeça! Então, não pule essa etapa!
Abrir um negócio envolve ser servido por uma série de fornecedores. No caso de uma sorveteria, o principal produto é o próprio sorvete. Além dele, porém, precisam-se de copos de plástico, casquinhas, complementos e outros. Gaste algum tempo para escolher bem seus fornecedores e lembre-se de que eles podem cooperar muito para o sucesso do seu negócio.
Antes de abrir uma sorveteria, é bom conhecer a concorrência. Pense que você vai interferir em como o mercado local funciona e deve estar preparado.
Isso não significa que não se pode abrir uma sorveteria se já houver outra por perto — mas que é preciso ter mais cautela. Estude os concorrentes, seus pontos fortes e fracos, e as estratégias de marketing que adotam.
Estar bem localizado é importante. Procure um ponto comercial que tenha grande fluxo de pessoas, pois assim fica mais fácil atrair consumidores. Além disso, os shoppings e as galerias também devem ser olhados com cuidado, pois podem ser boas opções.
Sejamos francos: todo mundo prefere estar em um lugar organizado e limpo — principalmente quando o assunto é alimentação. Por isso, invista em um bom ambiente e torne a experiência do cliente mais agradável.
Não se esqueça de investir em bons equipamentos, como freezers, balanças, batedeiras, liquidificadores e similares.
É claro que é possível inovar e ter sabores diferentes, mas lembre-se de que existem alguns que são indispensáveis. Opções como chocolate, morango, creme, limão e outras mais comuns estão entre as queridinhas de muitas pessoas. Então, vale se atentar a esse ponto!
Agora que você já sabe o que considerar para abrir uma sorveteria, seja cauteloso para fazê-la dar certo. Siga essas dicas e perceba que tudo vai fica mais fácil com planejamento.
Para tornar esse momento mais tranquilo, entre em contato com a gente para saber como podemos ajudá-lo enquanto percorre esse caminho!