Você conhece a dieta paleolítica? Focada em hábitos e alimentos saudáveis, ela é mais que uma dieta: é um estilo de vida. Baseada na alimentação do homem das cavernas, não é necessário seguir muitas regras para aderir a ela, que foca no bem-estar e nos alimentos que fazem bem à saúde.
Nesse artigo, nós explicamos um pouquinho mais sobre o estilo de vida da dieta paleolítica e mostramos alguns alimentos que você não pode deixar de ter em casa! Acompanhe com a gente!
A dieta prega o consumo das gorduras saudáveis (com moderação) em uma alimentação livre de açúcares e comidas industrializadas. Sem muitas restrições, a dieta paleolítica é muito rica em fibras, proteínas, óleos poli-insaturados, vitaminas e minerais.
A ideia da dieta é retomar alguns valores alimentares que foquem no que realmente faz bem à saúde e ao organismo. Por isso, açúcares e comidas industriais, nem pensar! Por outro lado, gorduras saudáveis como azeite, banha e manteiga, além de castanhas, vegetais (principalmente os da estação), carnes e peixes, entre outros, estão liberados!
Castanhas de caju, do pará, amêndoas, nozes e muito mais: as oleaginosas estão liberadas na dieta paleolítica, sempre na sua forma natural.
São muito saudáveis por serem uma ótima fonte de gordura boa ― que não aumenta o colesterol ruim (LDL) e ajuda a circular o colesterol bom (HDL) ― e por apresentarem nutrientes com efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes. Além disso, são excelentes substitutos para matar aquela fominha no meio da tarde.
O azeite de oliva é um dos ingredientes mais ricos que devemos ter na dispensa. Assim como as castanhas, ele é rico em antioxidantes, que ajudam a rejuvenescer a pele. Um grande aliado na luta contra o colesterol alto e a diabetes, ele ainda pode ajudar a combater células cancerígenas. Muito saboroso, enriquece qualquer prato e aumenta a sensação de saciedade, ajudando no processo de emagrecimento.
Ao contrário do que muitos pensam, o uso da manteiga e da banha na cozinha do dia a dia pode ser extremamente saudável. Essas gorduras naturais são muito mais recomendadas do que as margarinas, por exemplo, desde que sejam consumidas com moderação.
Entre os benefícios, a manteiga é um dos poucos alimentos que são ricos em caroteno, uma substância que é essencial para sintetizar antioxidantes e vitamina A. Já a banha é estável ao calor, sustentável e rica em vitamina D!
As azeitonas ganharam uma fama muito ruim e injusta no meio fitness. Isso acontece por que, normalmente, elas são associadas aos petiscos que acompanham a cervejinha e são um bastante calóricas.
No entanto, se consumidas em moderação, elas podem acrescentar nutrientes importantíssimos à dieta, como ferro, zinco, potássio, silício e as vitaminas E, C, A, B1 e B2, entre outros. Uma boa ideia é incluí-las na salada do dia a dia, que pode ficar muito mais saborosa e nutritiva.
E aí, o que achou da dieta paleolítica? Compartilhe nosso artigo nas redes sociais e acompanhe o nosso blog para ficar por dentro de muitas outras dicas!
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…