O congelamento de pães não é novidade no mercado, mas continua sendo uma importante ferramenta para donos de padarias que desejam ampliar sua capacidade de produção, fazer negócio com outros estabelecimentos e manter a qualidade dos seus produtos.
De olho nisso, vamos mostrar algumas técnicas para congelar os pãezinhos e descongelar sem perder a crocância, além de explicar como essas práticas podem impactar o seu negócio.
Se você quer expandir os negócios da sua padaria, continue lendo e coloque nossas dicas em prática agora mesmo!
Como otimizar a produção em escala de um produto que é consumido fresco e usa o processo de fermentação para crescer? A resposta para a resolução desse dilema está no congelamento de pães.
Ele permite a produção em escala, a diminuição no tempo de confecção do produto, a redução do desperdício, a otimização da equipe e o aumento dos lucros. Tudo sem perder a qualidade dos itens.
O congelamento possibilita ainda o fornecimento do produto para supermercados e outros tipos de estabelecimentos interessados em vender o pão fresquinho, mas sem ter que produzi-lo.
As primeiras técnicas de congelamento de pães surgiram em 1920. A ideia era congelar o pão para reduzir o trabalho dos padeiros do turno da noite nas padarias.
Atualmente, o processo é mais moderno e evita perdas durante a confecção e depois na fase de envelhecimento do produto.
Para congelar pães, a padaria tem que ter um equipamento chamado ultracongelador, que vai congelar os alimentos a uma temperatura abaixo dos 40º C negativos.
Após o congelamento, o pão deve ser colocado em bandejas comuns e guardado em câmaras frias a -18ºC, ou em câmaras congeladas que chegam a -22º C e são mais recomendadas.
Já o descongelamento pode ser feito de duas formas:
Pães congelados para uso rápido em uma padaria podem ser colocados em bandejas comuns, com o devido espaço para que não haja alteração de seu formato, em câmaras frias e com o encaminhamento do produto para assar já no dia seguinte.
Já em caso de armazenamento para usos mais longos, o pão deve ser embalado em pacote plástico, com etiqueta de identificação do produto e data de fabricação.
Em caso de congelamento para venda a estabelecimentos, o pão deve ser embalado em plástico de qualidade e com etiqueta que tenha dados da produção e da empresa.
Como vimos, toda padaria moderna que quer otimizar sua produção e suas vendas deve investir no congelamento de pães. A técnica diminui perdas, melhora o ciclo do trabalho na empresa e permite a venda do produto a outros estabelecimentos sem prejuízo da qualidade do pãozinho ofertado.
Para isso, é importante investir em equipamentos adequados e respeitar as técnicas de congelamento e descongelamento, assim como a armazenamento e a embalagem do seu produto. Isso vai garantir o formato, a crocância e o aspecto de pão fresquinho que acabou de ser feito agora, mesmo estando congelado há um bom tempo.
Agora que você já sabe tudo sobre o congelamento de pães, que tal descobrir onde encontrar pães diferenciados?
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…