Quem já tentou fotografar pratos sabe que a tarefa pode ser um tanto frustrante: você testa vários ângulos e, ainda assim, a imagem não fica bonita. Mas saber como tirar foto de comida é fundamental para quem pretende investir no ramo alimentício e se sair bem nas vendas, principalmente com a divulgação do negócio no concorrido meio digital.
Pensando nisso, separamos quatro dicas simples de como tirar foto de comida para bombar suas estratégias de marketing online e deixar as pessoas do outro lado da tela com água na boca. Vamos lá?
Caso a casca de algum alimento esteja danificada, machucada ou enrugada, desconsidere-a da foto e escolha outro ingrediente. Isso pode parecer meio óbvio, mas é fácil de errar.
Como a foto deve ser tirada bem perto do alimento, as menores falhas podem ficar visíveis no clique. Portanto, prefira comprar os ingredientes mais frescos e, antes de começar o ensaio fotográfico, confira as preparações com o maior cuidado.
Para que a foto fique perfeita, é importante ter o máximo de foco possível, e isso só acontece se o ambiente estiver bem iluminado. Fotografar o prato em um local escuro ou à noite não valoriza os ingredientes, deixando-os desfocados.
A dica é você posicionar a comida perto de uma janela, já que a luz solar é difusa e ajuda a registrar imagens naturais, com cores realistas e vivas, sem o risco de sair aquele feixe amarelo presente nas lâmpadas.
Além disso, evite usar o flash, pois ele não traz resultados positivos no caso de alimentos. Esse recurso tira todas as texturas, os contornos e as cores da foto, o que diminui a qualidade da imagem.
Ao tirar a foto dos pratos para a venda, invista em diferentes tipos de guardanapos, tigelas e louças. Esses itens são muito úteis no momento de decorar a mesa que será retratada.
Mas lembre-se de escolher um utensílio que não tenha muito desenho, ok? A grande estrela deve ser a comida. Um prato simples com ingredientes crus como decoração, por exemplo, faz qualquer preparação se destacar.
É muito importante prestar atenção para que as fotos não fiquem tremidas, com uma aparência estranha e borrada. Como é difícil segurar o celular com a mão bem firme, o mais indicado é usar um tripé ou até mesmo objetos para apoiar o smartphone. Assim, basta acionar o disparo automático para garantir uma imagem nítida.
Quanto melhor for a qualidade da fotografia, mais tentadora e saborosa será a comida. Isso é uma boa estratégia de venda, já que as pessoas começam a “comer” pelos olhos.
Agora que você já conhece alguns truques de como tirar foto de comida, lembre-se de investir também em um bom equipamento de iluminação para conseguir mais qualidade nas imagens. Além disso, baixe aplicativos que tenham a função de ajustar contrastes, cores e outros detalhes para dar um toque mais profissional às fotografias.
Gostou do nosso conteúdo e quer ficar por dentro das próximas publicações? Então, nos siga nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!
Organizar as contas da casa nem sempre é tarefa fácil, mas entender como fazer orçamento…
Quem nunca se refrescou com um bom sorvete depois do almoço ou em uma tarde…
Muita gente acha que vender melhor depende apenas de carisma, mas a verdade é que…
Não importa o tamanho do seu negócio: quando o controle financeiro falha, tudo começa a…
Chocolate é aquele tipo de ingrediente que agrada sem esforço. Do simples ao sofisticado, ele…
A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas e isso não é…